Vigilância Sanitária promove palestra no Instituto de Arquitetos do Brasil

A Diretoria de Vigilância Sanitária promove na próxima quarta-feira (24) uma palestra de capacitação abordando a elaboração e a fiscalização de projetos hidrossanitários direcionados aos associados do Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo Brusque. O objetivo do encontro é orientar e, também, esclarecer dúvidas quanto a este importante processo que envolve a construção e reformas de imóveis na cidade. 

Em média, todos os anos, 700 processos dão entrada no setor para avaliações. Alguns  são aprovados logo na primeira apresentação, porém, outros que constam com alguma anormalidade, são devolvidos com um Termo de Alteração, para as devidas correções. Somente são aprovados e certificados os projetos que estão dentro da legislação e das normas sanitárias em vigor. 

A Coordenadora da Vigilância Sanitária, arquiteta Cíntia Fernanda Gonçalves Schlindwein, comenta que é de responsabilidade do órgão a aprovação do projeto hidrossanitário e a fiscalização durante a execução da obra, para que no final, o imóvel tenha a liberação do Habite-se Sanitário. “Esta palestra é para sanar todas as dúvidas dos profissionais e queremos  levar essa capacitação para os engenheiros e também, para as universidades, visando preparar a próxima geração de profissionais quanto as exigências legais”, comenta.

O engenheiro sanitarista Celso Rogério Mafra, membro do órgão municipal, fala ainda da importância do habite-se para as imóveis da cidade. Segundo ele, hoje não é possível realizar qualquer operação imobiliária (compra, venda, aluguel, etc.) sem o documento que é emitido pela Vigilância Sanitária. “Quando realizamos uma vistoria em determinado estabelecimento comercial para obtenção do alvará sanitário o primeiro item solicitado é o habite-se sanitário e, depois, a verificação do tratamento primário de esgoto, composto por sistema de fossa e filtro”, analisa. 

A palestra da próxima quarta-feira é aberta a todos os filiados do Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo Brusque, e será realizada na escola Gaivotas da Rua Hercílio Luz. Arquitetos não associados e outros profissionais podem participar mediante reserva de vagas limitadas no telefone (47) 3351 2299, entre as 13h30 e as 18h.

 

Dúvidas ou Sugestões