Vagas a deficientes deverão ter o número da GTB afixado

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 62/2018, de origem legislativa. A matéria determina a fixação do número telefônico da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), acompanhado do enunciado “DISQUE DENÚNCIA”, nas vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.

Em justificava, o vereador Cleiton Bittelbrunn (PRP), autor do projeto, ressaltou a necessidade da informação, em caso de possíveis irregularidades. Com a instalação da placa, pessoas com deficiência e idosos que se sentirem prejudicados ou cerceadas do direito de ir e vir, terão facilidade em contatar o órgão responsável para que tome as devidas providências.

“Muitas operações de fiscalização de trânsito, no sentido de coibir o desrespeito, são realizadas no município de Brusque. Mesmo assim, alguns condutores não têm respeitado o espaço do outro”, descreve o parlamentar.  

As comissões de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira (CFOFF) e de Serviços Públicos (CSP) emitiram pareceres favoráveis ao projeto. O texto recebeu emenda, do próprio autor, abrangendo a aplicação tanto em vagas de estacionamentos públicos, quanto em privados de uso coletivo. Desta forma, no segundo caso, a inserção das placas informativas será de responsabilidade do estabelecimento particular.

A segunda emenda, formulada pelo vereador Paulinho Sestrem (PRP), determina que o contato da GTB deverá ser fixado em placa individual, na mesma baliza – haste - em que consta a placa informativa sobre a vaga para idosos e deficientes, obedecendo a mesma dimensão e largura. Sestrem também adicionou parágrafo que propõe a obrigação dos estacionamentos que ainda não informam essas vagas, já estabelecida pelas Resoluções nº 303 e nº 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em se regularizarem.

O projeto ainda deve passar por segunda discussão e votação na Câmara. Se aprovada, a matéria deve ser encaminhada à sanção do prefeito Jonas Oscar Paegle (PSB). A partir da data de publicação da lei, os referidos estabelecimentos terão o prazo de seis meses para adequação às exigências.

Dúvidas ou Sugestões

PM prende acusado de tráfico de drogas no bairro Limeira

A Polícia Militar prendeu um homem acusado de tráfico de drogas, em uma residência localizada na rua Luiz Bertoldi, bairro Limeira. A PM já tinha informações de que no local estava ocorrendo o comércio de entorpecente e nesta noite, por volta das 19h50, uma usuária, de 36 anos, foi abordada por uma guarnição logo após deixar a residência e com ela foi encontrada uma pedra de crack. A mulher confirmou aos...
Continuar lendo...

Populares ameaçam policiais durante resgate de animal ferido em farra do boi

Na madrugada deste sábado (20), no bairro Ganchos em Governador Celso Ramos, policiais militares enfrentaram dificuldades ao atenderem uma ocorrência de maus-tratos contra um animal utilizado por pessoas que realizavam a farra do boi. Foi necessário o acionamento de grupos táticos e equipes reforçadas para controlar a situação no local, segundo informações do comando da Polícia Militar de Santa Catarina. O motivo...
Continuar lendo...

Aula de Ciências na Escola Paquetá envolve alunos no combate a Dengue

Alunos do sexto ano da Escola de Educação Fundamental (EEF) Paquetá foram destaque na aula de Ciências, com uma série de trabalhos dedicados à prevenção e combate à Dengue. Após a visita da equipe do Programa de Combate a Endemias da Vigilância Epidemiológica, informando que havia focos do mosquito Aedes aegypti próximo ao educandário, os alunos foram motivados pela professora a entrarem na luta...
Continuar lendo...