Vagas a deficientes deverão ter o número da GTB afixado

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 62/2018, de origem legislativa. A matéria determina a fixação do número telefônico da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), acompanhado do enunciado “DISQUE DENÚNCIA”, nas vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.

Em justificava, o vereador Cleiton Bittelbrunn (PRP), autor do projeto, ressaltou a necessidade da informação, em caso de possíveis irregularidades. Com a instalação da placa, pessoas com deficiência e idosos que se sentirem prejudicados ou cerceadas do direito de ir e vir, terão facilidade em contatar o órgão responsável para que tome as devidas providências.

“Muitas operações de fiscalização de trânsito, no sentido de coibir o desrespeito, são realizadas no município de Brusque. Mesmo assim, alguns condutores não têm respeitado o espaço do outro”, descreve o parlamentar.  

As comissões de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira (CFOFF) e de Serviços Públicos (CSP) emitiram pareceres favoráveis ao projeto. O texto recebeu emenda, do próprio autor, abrangendo a aplicação tanto em vagas de estacionamentos públicos, quanto em privados de uso coletivo. Desta forma, no segundo caso, a inserção das placas informativas será de responsabilidade do estabelecimento particular.

A segunda emenda, formulada pelo vereador Paulinho Sestrem (PRP), determina que o contato da GTB deverá ser fixado em placa individual, na mesma baliza – haste - em que consta a placa informativa sobre a vaga para idosos e deficientes, obedecendo a mesma dimensão e largura. Sestrem também adicionou parágrafo que propõe a obrigação dos estacionamentos que ainda não informam essas vagas, já estabelecida pelas Resoluções nº 303 e nº 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em se regularizarem.

O projeto ainda deve passar por segunda discussão e votação na Câmara. Se aprovada, a matéria deve ser encaminhada à sanção do prefeito Jonas Oscar Paegle (PSB). A partir da data de publicação da lei, os referidos estabelecimentos terão o prazo de seis meses para adequação às exigências.

Dúvidas ou Sugestões

Areias NH e Rieg Pré-Moldados vão decidir o título

Areias NH e Rieg Pré-Moldados vão decidir o título do 20 Campeonato de Futebol dos Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB). As duas equipes garantiram as vagas na rodada de semifinal disputada na tarde deste sábado, 2, no campo do Recanto Claraíba, em Nova Trento. Foram duas partidas recheadas de muita emoção. O equilíbrio no tempo...
Continuar lendo...

Celesc afirma que fios caídos são de empresa de telefonia e internet

O setor de comunicação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) entrou em contato com  Rádio Cidade para dar resposta sobre a situação de fios que estavam caídos e colocando em risco a segurança de pedestres na Rua Florianópolis, Bairro Primeiro de Maio, em Brusque. A notícia foi veiculada pela emissora depois que uma moradora daquela região registrou fotos e enviou ao setor de jornalismo. (RELEMBRE O...
Continuar lendo...

Duas mulheres são presas com cocaína e crack em Brusque

Duas mulheres foram presas na noite deste sábado (6) por tráfico de drogas. Elas acabaram detidas na rua Augusto Klapoth, bairro Águas Claras, entre 23h e 00h. De acordo com a Policia Militar, as duas estavam em um carro, quando levantaram suspeitas. Uma teria, inclusive, jogado fora algo, o que chamou atenção da PM. O carro foi abordado e com elas havia porções de cocaína e crack.  Ainda segundo a PM, mais droga foi encontrada...
Continuar lendo...