INSS altera regras para prova de vida e renovação de senhas

Resolução do Ministério da Economia publicada na última terça-feira (26) no Diário Oficial da União altera as regras para prova de vida e renovação de senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir desta data, os procedimentos podem ser executados por meio de atendimento eletrônico (com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira pagadora) ou por meio de representante legal ou procurador cadastrado no INSS ou na instituição financeira.

Beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos poderão solicitar a realização de prova de vida no INSS, sem prejuízo da possibilidade de comparecer à instituição financeira pagadora.

Para beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento a residência ou local informado no requerimento, para permitir a identificação do titular do benefício e a realização da comprovação de vida.

No caso de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento para realização de prova de vida por meio de pesquisa externa deverá ser efetuado pelo interessado, perante uma agência da previdência social, com comprovação via atestado médico ou declaração emitida por uma unidade de saúde.

Os serviços deverão ser previamente agendados por meio da Central 135 ou do Meu INSS. O INSS poderá bloquear o pagamento do benefício encaminhado às instituições financeiras até que o beneficiário atenda à convocação. “A prova de vida e o desbloqueio de crédito realizado perante a rede bancária será realizada de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal”, informou o órgão.

Desde 2012, segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem pagamentos por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado, pois evita pagamentos indevidos e fraudes.

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão – alguns bancos usam a data de aniversário do beneficiário enquanto outros utilizam a data de aniversário do benefício.

 

Dúvidas ou Sugestões

Cerca de uma tonelada de maconha é apreendida em Balneário Piçarras

No sábado (14) a Polícia Civil de Santa Catarina foi acionada em Balneário Piçarras, litoral norte onde realizou a apreensão de cerca de uma tonelada de maconha. Ação que marcou a segunda maior apreensão em menos de dois dias. Pois na sexta-feira (13) os agentes de Itajaí, apreenderam 850 quilos de maconha na cidade de Barra Velha. A ação policial de sábado, conforme o delegado Procópio Batista Neto,...
Continuar lendo...

​Ladrões se dão mal em duas ocorrências muito parecidas

A Polícia Militar de Porto Belo e Bombinhas realizou duas prisões por furto e cumprimento de mandado de prisão - uma na tarde de quinta-feira, 18, e outra na madrugada desta sexta-feira, 19, ambas no município de Bombinhas. Durante a tarde de quinta-feira, I.G.S., 33 anos, estava tentando furtar uma residência no bairro de Bombas, quando foi surpreendido pela vítima e tentou fugir, contudo foi detido por populares na rua. Já nesta...
Continuar lendo...

Criança de dois anos morre afogada em piscina

O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 15h50 deste domingo (26), um caso de afogamento na piscina em uma residência na rua Joaquim Réis, bairro Santa Terezinha. Segundo informações dos Bombeiros, quando chegaram no local a criança de dois anos  já havia sido retirada da piscina. Foram iniciados os procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O Helicóptero  Arcanjo-03, também foi chamado, onde teve inicio...
Continuar lendo...