"Não adianta mobilidade pública só para carros, tem que ser para todos"

Em pronunciamento durante a sessão ordinária de terça-feira (19) DA Câmara Municipal de Brusque, o vereador Marcos Deichmann (Patriota) discorreu sobre a mobilidade urbana de Brusque. Ele relatou um fato que teria presenciado, a caminho do Bairro Poço Fundo, quando um veículo teria invadido o espaço de ciclofaixa, com risco de atropelamento de vários ciclistas que utilizavam a via.

Ao se referir ao pronunciamento do vereador Gerson Luís Morelli, o Keka (PSD), Deichmann indagou sobre o que são políticas públicas, afirmando que isso ocorre quando se faz política com interesse público dos cidadãos, em todas as dimensões.

“Cadê os tachões que foram prometidos para o Bairro Primeiro de Maio? Se houvesse, o carro não teria invadido”, cobrou o vereador. “

Deichmann também disse que presenciou dificuldades para ciclistas no Bairro Santa Terezinha e pontuou o debate ocorrido na sessão anterior, sobre a não delimitação de ciclofaixas na Avenida Santos Dumont.

“Eles não podem andar na calçada, então ficam circulando no trânsito com os carros. Só vão fazer algo quando um cidadão tiver que pagar com a própria vida”, alertou.

O vereador questionou campanhas de incentivo que visualizou na cidade quanto ao uso de bicicletas, via parceria firmada entre o município de Brusque e o Distrito de Karlsrhue, na Alemanha. Em contraponto, ele ressalta a falta de infraestrutura na cidade para o modal.

“Aprendemos muito e trouxemos muita informação de lá. Infelizmente, não temos esse poder de aplicar tudo na cidade. Não adianta mobilidade pública só para carros, tem que ser para todos”, finalizou.

Dúvidas ou Sugestões

Vereadores autorizam pagamentos de indenizações a prejuízos causados pelo Samae

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou na sessão esta terça-feira (2) três projetos que autorizam o Samae a pagar valores a cidadão em caráter de indenização. Eles se referem a acordos extrajudiciais, em virtude de situações de danos ou acidentes provocados contra estas pessoas e cuja responsabilidade é da autarquia municipal. Os três juntos somam a quantia de R$ 1.510. O número pode parecer pequeno,...
Continuar lendo...

Líder do governo Bolsonaro visita Brusque em busca de apoio à Reforma da Previdência

Líder do governo federal no Congresso Nacional, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP) passou por Brusque esta manhã. Deslocada para a cidade pelo Movimento Brasil 200, formado por grandes empresários que apoiam o governo do presidente Jair Bolsonaro, ela esteve na sede da loja Havan, onde palestrou para empresários de Brusque e da região, em uma comitiva liderada por Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamentos. Em conversa rápida com...
Continuar lendo...

CME aprova resolução voltada à Educação Especial

O Conselho Municipal da Educação (Comed) aprovou resolução voltada à educação especial. O documento fixa e institui normas da política da educação especial que prevê os serviços e atendimentos aos estudantes com deficiência; transtorno do espectro autista e altas habilidades e superdotação. Conforme explica a psicóloga escolar Jaqueline Bulin Vieira, a resolução garante...
Continuar lendo...