Sábado (9) foi de intensificação contra a febre amarela

Uma ação integrada do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Brusque intensificou a vacinação contra a febre amarela, neste sábado. A mobilização imunizou 1082 pacientes, somando os números da Policlínica Central e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cedrinho, Limeira e Steffen. A procura foi considerada além do esperado pela organização.

Segundo a Coordenadora das Vigilâncias em Saúde, Elisabete Cecília Souza a população atendeu o chamado e procurou as unidades visando a prevenção da doença, onde 6.429 doses foram aplicadas este ano, número que ultrapassa a metade de todas as vacinas em 2018.

Vale lembrar que a campanha continua por tempo indeterminado, pois Santa Catarina tornou-se área obrigatória de imunização da febre amarela em novembro do ano passado. “Quem ainda não tomou a dose, deve procurar uma UBS com sala de vacinação e se imunizar, a qualquer dia da semana”, complementa. 

Durante todo dia, a prefeitura de Brusque também disponibilizou a vacina VTV que protege contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. Quem ainda não havia tomado a dose, pode atualizar sua caderneta. Foram 235 pessoas imunizadas. 

Já os trabalhos de prevenção e testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) também foram registrados. A ação promovida pelo Serviço de Atenção a Saúde (SAE), atendeu cinquenta pessoas, principalmente com idade superior à 40 anos, faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde como grupos prioritários das ações de prevenção e orientação.

Dúvidas ou Sugestões

TJ condena dois PMs de Itajaí que espancaram ciclista na rua

Dois policiais militares abordaram um homem de 44 anos que pedalava sua bicicleta em Itajaí. Ele foi revistado com suspeita de carregar droga, mas nada trazia consigo. Os policiais, mesmo assim, consideraram a atitude suspeita e o imobilizaram. Depois, de acordo com os autos, jogaram o homem no chão e começaram uma sessão de espancamento, com pontapés e pisões, principalmente na cabeça. Eram 16 horas do dia 31 de maio de 2009 e ao menos cinco...
Continuar lendo...

Samae tranquiliza moradores sobre reservatório

O diretor-presidente do Samae/Brusque, Dejair Machado, em entrevista à Rádio Cidade nesta segunda-feira (27) disse que a comunidade do Bruschal pode ficar tranquila em relação ao reservatório de água que foi construído no alto do morro na rua dos Xaxins. Durante a manhã desta segunda-feira, alguns moradores demonstraram preocupação com a obra pelo fato de que nas proximidades do barranco onde está o reservatório...
Continuar lendo...

Choque entre carros deixa duas pessoas feridas

Por volta das 08h15 desta sexta-feira (6), uma viatura do Corpo de Bombeiros foi deslocada para a rodovia Antônio Heil para atender a uma colisão carro contra carro. Após ter colidido com o Ford Focus prata, placas de Brusque, um homem de 47 anos de idade, que nada sofreu, assinou o termo de recusa de atendimento. Já a condutora do Pálio branco, com placas de Brusque, saiu da pista, desceu um pequeno barranco e tombou. A mulher tem 22 anos de idade e saiu do...
Continuar lendo...