Assembleias da construção civil definem pedido de reajuste salarial

Depois de duas assembleias, realizadas na sexta-feira, 8, em Brusque, e no sábado, 9, em Botuverá, trabalhadores dos setores de construção civil e mobiliário definiram os itens a serem entregues à classe empresarial na negociação coletiva 2019-2020. Os encontros foram organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). 

Nas assembleias, os participantes discutiram a atual situação econômica que vive o país e que tem dificultado as negociações e reajustes salariais maiores. Por conta disso, é preciso ter bom senso no pedido de aumento aos patrões. Com isso, os trabalhadores definiram encaminhar pedido de reajuste de 6% nos salários.  

A proposta será levada pelo Sintricomb ao Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) na próxima semana. A data base, ou seja, quando os novos valores devem ser repassados aos empregados, é 1º de maio. 

“Aqueles companheiros que vieram nas assembleias entenderam que a proposta que vamos levar ao sindicato patronal é uma proposta com coerência, baseada em números que já vêm sendo discutidos em nível estadual”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano. 

DUAS NOVAS CLÁUSULAS SOBRE AVISO PRÉVIO E TEMPO DE APOSENTADORIA 

Além do valor de 6% como reajuste nos salários, a categoria elaborou duas novas cláusulas a serem inseridas no documento que vai ser entregue ao Sinduscon. A primeira diz respeito ao aviso prévio que deve ser cumprido pelo trabalhador que sair da empresa, seja por decisão dele ou do empregador. O Sintricomb entende que o período que ele ainda permanece à disposição da antiga empresa fique bem claro e definido, assim como sua liberação imediata quando já encontrar outra colocação. 

“Entendo que se o trabalhador foi demitido ou pediu demissão não tem porque ficar mais naquele emprego. Tem que deixar o trabalhador seguir o caminho dele”, destaca Otaviano, afirmando que a regra atual, estabelecida pelo antigo Ministério do Trabalho, é vaga e causa insegurança. 

Outra proposta diz respeito ao período que antecede a aposentadoria do empregado. Chamada de pré-aposentadoria, a regra, se aceita pelos empresários, proíbe que o empregado seja demitido quando faltar apenas um ano para se aposentar. O objetivo, segundo Otaviano, é de garantir que o ele não fique desamparado. 

“Entendemos que essas cláusulas são pertinentes, que fazem diferença na vida do trabalhador e é em ciam delas que vamos debater”, finaliza o sindicalista. 

O documento com as propostas aprovadas nas assembleias deste final de semana será enviado ao Sinduscon nos próximos dias. A expectativa é de que as comissões das duas entidades, formadas para realizar a negociação, se reúna ainda este mês. 

A negociação coletiva da construção civil e do mobiliário de Brusque e região afeta, diretamente, em torno de sete mil trabalhadores do setor. Eles estão divididos em segmentos como a própria construção civil, fábricas de móveis, terraplanagens, bem como profissionais pintores e eletricistas de empresas no segmento da construção e mobiliário. 

Dúvidas ou Sugestões

Casos não devem ser tratados como mera brincadeira, diz delegado

As ameaças de atentados em escolas da região não passaram de boatos, mas elas não devem ser encaradas como simples brincadeiras. Palavras do delegado regional de Polícia Civil de Brusque, Fernando de Faveri. Ele foi o entrevistado desta manhã no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. O delegado afirmou que a Polícia Civil tem conhecimento de todos os detalhes dos casos ocorridos em Brusque, Guabiruba e São...
Continuar lendo...

Veículo colide em poste na Primeiro de Maio

Moradores ficaram assustados na madrugada deste domingo (28), com o barulho provocado pela colisão de um veículo no poste, em uma curva na avenida Primeiro de Maio, próximo ao colégio João XXIII. A pancada foi tão forte, que a roda dianteira do veículo I/Hyundai Sonata, placas de Brusque, soltou do carro e bateu em um muro de uma residência. Testemunhas chegaram a registrar fotos de como ficou o veículo, além de encontar no interior, garrafa de bebida alcoólica. As...
Continuar lendo...

Unifebe abre inscrições para seleção pelo histórico escolar e vestibular

A unifebe está com inscrições abertas de 8 de abril a 12 de julho para a seleção de alunos pelo histórico escolar para ingresso no 2º semestre letivo de 2019, bem como para vagas remanescentes para a 2ª Fase dos cursos de graduação da Instituição. Os candidatos devem realizar a inscrição no site da Unifebe - www.unifebe.edu.br, preenchendo o Requerimento de Inscrição conforme...
Continuar lendo...