Chapa de oposição começa campanha para dirigir o Sintimmmeb

Atualizada às 12h

A eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) terá chapa de oposição. E uma batalha que promete se estender à esfera judicial. Isso porque o grupo que se inscreveu para enfrentar a atual diretoria, liderada pelo sindicalista Eduardo de Souza, obteve ganho no Judiciário para entrar na disputa.

Intitulada Sindicato Para Todos, a chapa 02 tem 23 membros. O grupo entra na disputa após 25 anos de eleição sem concorrência para a diretoria da entidade. Os panfletos para a campanha começaram a ser distribuídos hoje, sexta-feira (8), segundo o candidato a presidente, Marcio da Silva.

“Já estamos a par de tudo e traçando os planos para essa eleição. Nosso prazo é curto. Temos duas semanas para correr atrás”, afirma ele.

O clima de disputa, no entanto, não está tão amistoso assim. Silva acusa a atual diretoria de dificultar o acesso a informações para inscrição no pleito. Segundo ele, o estatuto da entidade somente foi obtido após o grupo buscar junto ao cartório.

“As informações repassadas para nós por eles sobre o sindicato são quase zero. Não conseguimos isso com eles. Eles se camuflam muito”, alega Silva.

O candidato a vice-presidente da chapa, Valdir Heil, alega descontentamento entre os associados para com a atual diretoria. Isso, aliado ao áudio veiculado em redes sociais no ano passado do ex-presidente do sindicato, José Isaias Vechi, com críticas a apoiadores do então presidenciável da República Jair Bolsonaro, teria motivado o grupo a formar a chapa de oposição.

“Sabemos que não são somente nós que estamos descontentes com isso. Temos vários metalúrgicos que vieram nos dar apoio”, afirma ele.

O grupo se apresenta com propostas que vão desde retomar o plano de saúde com a Unimed, creche e atualização do estatuto, entre outras.

Esta não é a primeira vez que o grupo tenta entrar na disputa para a direção do Sintimmmeb. Segundo o próprio Heil, em 2008 houve o ensaio de inscrição de chapa para fazer oposição. Porém, por fatores ligados à catástrofe natural que ocorreu naquele ano, o  grupo acabou abdicando da ideia.

A eleição da diretoria do Sintimmeb ocorre nos dias 28 e 29 deste mês.  O mandato do grupo eleito será de cinco anos, a contar de maio deste ano a abril de 2024.

A chapa 01 tem como candidato a presidente Eduardo de Souza, que ocupa a função atualmente com a saída de José Isaias Vechi.

O atual presidente do Sintimmmeb, Eduardo de Souza, entrou em contato com a Rádio Cidade após a entrevista desta manhã para contestar as colcoações feitas por Silva e Heil. Ele afirma que o estatuto do sindicato prevê que para concorrer à eleição d direotria o postulante precisa ter comparecido a, pelo menos, uma das últimas cinco assembleias realizadas pela entidade. O que não teria sido feito por Silva.

Presidente atual do Sintimmmeb se manifesta

"O candidato da chapa concorrente nunca assistiu a enhuma assembleia todos esses anos. Nós, juntamente com o jurídico do sindicato, impugnamos a chapa deles. Não poderíamso air contra o estatuto. Eles judicializaram, foram para a justiça e o juiz entendeu que o livro de presença, documento oficial, entendemos assim, com as assinaturas de todos os presentes nas assembleias, não era o suficeinte, que eles poderiam concorrer, memso assim", destaca ele.

Segndo Souza, dos 23 membros que integram a chapa 02, 18 não preenchem os requsitos previstos no estatuto. Ele disse que a atual diretoria vai respeitar a decisão proferida pela justiça, mas não concorda em nenhum aspecto.

Dúvidas ou Sugestões

Bernadete Rocha: "A vida é um receber e um dar."

Na tarde deste sábado (14), foi realizado o café com bingo beneficente no Salão da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, no Centro de Brusque. O valor para participar do café, com três cartelas para o bingo, foi de 40 reais, sendo 10 reais o preço da cartela adicional.   Toda a renda do evento será revertida para a escola Charlotte, focada na educação de crianças e adultos com necessidades educacionais especiais....
Continuar lendo...

Colisão deixa motociclista com vários ferimentos

Um rapaz de 23 anos de idade ficou ferido ao bater de moto na lateral de um carro na noite de ontem, sexta-feira (25), em Brusque. A colisão foi registrada por volta de 22h49, na Rua Maximiliano Furbringer, Bairro Jardim Maluche. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele pilotava uma motocicleta Yamaha YBR, placa de Brusque. O jovem apresentava ferimentos no rosto, na cabeça e nos pés. Ele estava consciente, foi atendido no local e levado ao pronto socorro do hospital de...
Continuar lendo...

Governo apresenta proposta de mudança no Código de Trânsito Brasileiro

Menos de uma semana depois de ter vindo à Câmara dos Deputados para prestigiar uma sessão solene, o presidente da República Jair Bolsonaro voltou à Casa na manhã desta terça-feira (4). Em mais um gesto de aproximação com o Parlamento, o objetivo oficial da visita foi a entrega de um projeto de lei que propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Nós começamos a acreditar...
Continuar lendo...