​​​​​​​Ano letivo começa hoje para 600 mil alunos no estado

O ano letivo para aproximadamente 600 mil alunos da rede estadual começa na próxima segunda-feira, 11. A Secretaria de Estado de Educação (SED) está trabalhando para elevar a qualidade de ensino ao patamar de países como Cingapura e Finlândia, fazendo de Santa Catarina uma referência na educação pública.

O secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, tem como perspectiva, nos próximos anos, que as instituições públicas de ensino sejam ainda mais atrativas para um maior número de famílias. “Queremos que a escola pública do Estado de Santa Catarina se torne referência e, com isso, os próprios pais percebam que o nível de educação pública melhorou, que está no nível de expectativa deles”, projeta.

Para garantir que o começo dessa transformação ocorra bem, os preparativos foram intensos nas últimas semanas. Escolas passam por manutenção e reformas. O quadro de docentes em sala de aula foi reforçado com 911 novos professores efetivos para as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Química, Filosofia e Educação Física.

O aluno de Brusque que virou CEO

 

O jovem empreendedor Tiago Vailati estudou todo o ensino fundamental na Escola Estadual Dom João Becker, em Brusque. Hoje é CEO de uma empresa de tecnologia que emprega 120 pessoas e atende a mais de 14 mil clientes em todo o país. “Nunca cheguei a ser o primeiro aluno da classe, mas nunca deixei de levar os estudos a sério. Hoje olho para trás e vejo que fiz muito bem”, lembra Vailati.

Enquanto estudava, ele conseguiu uma vaga de estágio em uma grande empresa de varejo na cidade. Ao passar por vários setores, aprendeu em todos e percebeu uma oportunidade de desenvolver software para ajudar microempresários a dar os primeiros passos no comércio. Assim, criou uma empresa junto de dois colegas de trabalho e, hoje, já tem clientes em 1,8 mil municípios de todas as regiões do Brasil.

Segundo Vailati, muito do que aprendeu no ensino fundamental é importante hoje na gestão da empresa. Essas habilidades também são cobradas dos colaboradores, em especial a língua portuguesa e a matemática básica. “Eu diria que é muito importante ter um bom português. Como não temos contato físico com nossos clientes, o canal de comunicação é o e-mail. Por isso é fundamental ter bom vocabulário, saber se expressar bem e de forma correta”, conta o empreendedor. “E talvez não vamos ter que descobrir a raiz quadrada, o seno ou o cosseno todos os dias. Mas entender os conceitos e saber aplicá-los desenvolve o raciocínio lógico, algo que é muito importante para quem trabalha com tecnologia”, acrescenta.

O conselho dele para quem está se preparando para o início do ano letivo é levar os estudos a sério. “Minha sugestão é que extraia o máximo possível e se dedique, porque lá na frente pode fazer falta”, orienta.

 

Dúvidas ou Sugestões

Brusque e Ituano: Disputa direta pela artilharia

Os próximos jogos de Brusque contra o Ituano (SP), além da disputa para a vaga na final do Campeonato da Série D, reserva um fato paralelo para dois jogadores. Os atacantes, Júnior Pirambu do Brusque e Gui Mendes do Ituano, disputam a artilharia do campeonato. Ambos com oito gols. A Rádio Cidade conversou com Pirambu que salientou que a consagração individual só fará sentido se o grupo também ter êxito nos seus...
Continuar lendo...

Peregrinos de Brusque farão caminhada à Santa Paulina nesta Quinta-feira Santa

Diversos peregrinos de Brusque e região farão a "Caminhada Vale dos Milagres" na noite desta Quinta-feira Santa. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de Brusque, por meio da diretoria de Turismo, que vai coordenar todo o trajeto de cerca de 25 quilômetros, com apoio e parceria de demais secretarias da administração municipal. O ponto de encontro é Igreja de Azambuja, com a chegada no Santuário de Santa...
Continuar lendo...

Parceria entre Alemanha e Brusque contribui no desenvolvimento regional

A parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, coordenada pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema), é responsável pela efetivação de projetos que contribuem para o desenvolvimento cultural, sustentável e social da região. E o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) tem colaborado significativamente com o trabalho, já que coopera tecnicamente na parceria.  A cooperação...
Continuar lendo...