IGP de Brusque tem um legista para mais de 200 mil habitantes

Já há muito tempo que o Instituto Geral de Perícias de Brusque (IGP) sofre com a falta de mão de obra para realizar os serviços. Principalmente de médico legista: há apenas um para atender a uma população de mais de 200 mil habitantes nas cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Major Gercino.

De acordo com o diretor do IGP brusquense, Álvaro Hamel, um segundo profissional foi aprovado em concurso público e deve ser deslocado para a região ainda este ano. Porém, não há previsão de data. Atualmente, o serviço de necropsia é realizado por somente um médico e um assistente. Muitos dos casos são encaminhados a Balneário Camboriú.

“Há uma carência de profissionais nos últimos anos, pois houve casos de aposentadorias que não foram repostas. São questões alheias à gestão local, que não puderam ser resolvidas”, destaca ele.

Hamel negou que haja alguma movimentação no sentido de fechar a unidade do IGP de Brusque.

“Nenhum comentário, nada oficial, nem extraoficial, que eu tenha conhecimento, e a direção geral do Instituto Geral de Perícias, sobre a o fechamento da unidade, do IML, da identificação. Não tem nada nesse sentido”, frisou ele.

A informação foi obtida com exclusividade na tarde de terça-feira (5) pelo jornalista Dirlei Silva, da Rádio Cidade, e divulgada em seu canal de mídia social. Fonte ligada à área da segurança pública e ao IGP de Santa Catarina disse que há a intenção de se fechar o espaço.

Troca com o Corpo de Bombeiros

Segundo Hamel, o que há é a troca de espaços entre a corporação do Corpo de Bombeiros com o IGP. A negociação está em andamento e segue os trâmites burocráticos.

“Faltam alguns alvarás, certidões e taxas de resolução. O Corpo de Bombeiros vai construir e edificar a sede nova deles aqui”, pontuou.

Carteira de Identidade

Outra informação dada por ele foi quanto à emissão de carteiras de identidade no local. Está em fase de implantação o agendamento todo pela internet. O cidadão deve acessar a página do órgão, que é o www.agendamento.igp.sc.gov.br, para marcar data e horário do atendimento.

Para os que não possuem acesso à internet e habilidade com a tecnologia, o serviço será mantido presencialmente. Porém, funcionará em regime de encaixe: o cidadão chega e se houver disponibilidade será atendido.

Segundo o diretor do IGP Brusque, atualmente, o órgão realiza mais de 15 mil atendimentos por ano.

Dúvidas ou Sugestões

Programa Parceria Comunitária viabiliza pavimentação de ruas

Com o Programa Parceria Comunitária, os moradores de Brusque arcam apenas com o pagamento da capa asfáltica, concreto ou paralelepípedo da obra (quando asfalto o preço é de custo, pois o material é fornecido pela usina do município). O governo, por sua vez, fica responsável pela mão de obra e pelo investimento no restante do material necessário. Assim, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Obras e...
Continuar lendo...

Polícia detém homem acusado de tentativa de furto

Por volta das 15h45 desta terça-feira(11), a Polícia Militar recebeu uma ligação informando que um homem trajando camisa cinza, bermuda jeans e boné, segurando um capacete cinza, teria tentado furtar uma bicicleta na Arena Multiuso. O suspeito teria tomado a bicicleta e caminhado cerca de 30 metros até ser abordado pelo segurança. Após ser indagado resolveu desistir do intento e fugiu sentido rodoviária. A PM localizou...
Continuar lendo...

DIC elucida homicídio e prende duas pessoas em Itajaí

A DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Itajaí, com o apoio da Delegacia de Polícia de Lebon Régis, esclareceu nesta semana o homicídio de um homem de 35 anos ocorrido em abril. Os dois presos por suspeita de envolvimento no crime, um homem de 28 anos e uma mulher de 20, confessaram a autoria do assassinato. As investigações foram iniciadas em maio após a Polícia Civil ser acionada para averiguar um corpo...
Continuar lendo...