Imigração polonesa celebrará 150 anos em 2019

A imigração polonesa para o Brasil comemora 150 anos em 2019. Em Brusque, a data é lembrada em 25 de agosto, onde chegou o primeiro grupo há 130 anos. Está sendo preparada uma programação especial para marcar a passagem. Além do lançamento de um livro sobre o tema, a comunidade polonesa busca junto ao poder público espaço para simbolizar sua trajetória na cidade e o pioneirismo no Brasil.

As comemorações estão sendo encabeçadas pela Fundação Valendowky. O empresário Ivan Walendovsky esteve na Rádio Cidade na última semana, quando falou sobre o assunto no programa Rádio Revista Cidade. Ele, inclusive, obteve recentemente a dupla cidadania, como cidadão da União Europeia e Cidadão Polonês.

“É uma data que temos buscado lembrar, fazendo eventos que resgatem as tradições culturais do polonês. A cidade de Brusque não pode, em hipótese alguma, se descuidar”, destacou ele.

Segundo Ivan, a Fundação está em conversas com a Prefeitura para pleitear a utilização de espaço em alguma das praças públicas do município com algo que simbolize a presença polonesa e sua chegada a Brusque. “Ela, na verdade, surgiu como uma sugestão do governo da Republica da Polônia através do consulado de Curitiba”, destaca Ivan.

O evento em comemoração aos 150 anos deverá ter a presença de um membro do alto escalão do governo polonês. Além do espaço público em Brusque, o lançamento do livro sobre os 150 anos, a família Valendowsky vem buscando junto à Assembleia Legislativa de Santa Catarina o reconhecimento do pioneirismo da cidade em relação à imigração polonesa.

Dúvidas ou Sugestões

Brusque poderá ter escola militar

Uma proposta de instalação de escola militar está em fase de elaboração na cidade de Brusque. A ideia é que o município disponibilize o terreno e o governo do estado entre com o a construção e a equipe. A informação foi obtida com exclusividade pela Rádio Cidade e confirmada pelo vice-prefeito José Ari Vequi no programa Rádio Revista Cidade desta sexta-feira (22). Vequi disse que, inclusive,...
Continuar lendo...

Professores e gestores da rede estadual se reúnem para planejamento do ano letivo

Com o objetivo de planejar o primeiro semestre do ano letivo, cerca de 40 mil professores, gestores e coordenadores se reúnem nas 1.073 escolas estaduais a partir desta segunda-feira (04). A formação será subsidiada com vídeos gravados por equipes da Secretaria de Estado da Educação (SED) e pela professora da Universidade Regional de Blumenau, Cássica Férri, com orientações pedagógicas por meio das diretrizes da...
Continuar lendo...

OAB de Brusque empossa nova Diretoria e Conselho

Foi realizada na noite desta terça-feira, 5 de fevereiro, na Sociedade Esportiva Bandeirante, a Solenidade de Posse e Diplomação da Diretoria e Conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque e dos Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) para a Gestão 2019/2021. Na oportunidade, Dr. Renato Munhoz foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade, tendo a Dra. Jordana Cristina Staack Ristow...
Continuar lendo...