Imigração polonesa celebrará 150 anos em 2019

A imigração polonesa para o Brasil comemora 150 anos em 2019. Em Brusque, a data é lembrada em 25 de agosto, onde chegou o primeiro grupo há 130 anos. Está sendo preparada uma programação especial para marcar a passagem. Além do lançamento de um livro sobre o tema, a comunidade polonesa busca junto ao poder público espaço para simbolizar sua trajetória na cidade e o pioneirismo no Brasil.

As comemorações estão sendo encabeçadas pela Fundação Valendowky. O empresário Ivan Walendovsky esteve na Rádio Cidade na última semana, quando falou sobre o assunto no programa Rádio Revista Cidade. Ele, inclusive, obteve recentemente a dupla cidadania, como cidadão da União Europeia e Cidadão Polonês.

“É uma data que temos buscado lembrar, fazendo eventos que resgatem as tradições culturais do polonês. A cidade de Brusque não pode, em hipótese alguma, se descuidar”, destacou ele.

Segundo Ivan, a Fundação está em conversas com a Prefeitura para pleitear a utilização de espaço em alguma das praças públicas do município com algo que simbolize a presença polonesa e sua chegada a Brusque. “Ela, na verdade, surgiu como uma sugestão do governo da Republica da Polônia através do consulado de Curitiba”, destaca Ivan.

O evento em comemoração aos 150 anos deverá ter a presença de um membro do alto escalão do governo polonês. Além do espaço público em Brusque, o lançamento do livro sobre os 150 anos, a família Valendowsky vem buscando junto à Assembleia Legislativa de Santa Catarina o reconhecimento do pioneirismo da cidade em relação à imigração polonesa.

Dúvidas ou Sugestões

Mesmo após destelhamento UBS do Cedrinho continua atendendo

A Unidade Básica do bairro Cedrinho está atendendo em todos os setores normalmente nesta segunda-feira (25). Na noite de domingo (24) a forte chuva causou o destelhamento de parte do prédio. Como toda a estrutura é de laje, foi registrado apenas goteiras em duas salas do setor administrativo, quando da ocorrência de chuvas, o que não causa paralisação nos procedimentos da equipe médica e técnica. O local não...
Continuar lendo...

Águas Claras comemora oficialmente o bicampeonato dos JACOBs

Os Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan chegaram ao fim oficialmente nesta sexta-feira (2) com a realização da cerimônia de encerramento e festa de premiação da competição. O grande destaque da noite foram as entregas de troféus de campeões aos vencedores dessa edição, principalmente ao Águas Claras, que levou o título de campeão geral pelo segundo ano consecutivo. A...
Continuar lendo...

Realizado sorteio em benefício da pequena Vitória

Na tarde desta quinta-feira (15) foi realizado o sorteio da rifa em beneficio a pequena Vitória. Desde o ano passado, 2018, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em virtude de uma pneumonia, tendo como sequela uma lesão cerebral ela estava acamada e no dia 08 de agosto de 2019 ela acabou falecendo. Mesmo dia em que estava marcado o sorteio. A família não contabilizou o número de rifas vendidas, mas a mãe Fernanda Dada Ferreira da...
Continuar lendo...