“O acordo que tenho é com o senhor Ivan Martins. Se ele abrir mão, é outro departamento"

Eleito presidente da Câmara Municipal de Brusque para o biênio 2019-2020, o vereador José Zancanaro (PSB) já tem definidas as principais ações que deve implantar. Elas vão desde a extinção de todos os atuais cargos comissionados até a ampliação da estrutura física do Legislativo. A conversa com a Rádio Cidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no programa Rádio Revista Cidade.

No bate-papo com os jornalistas Dirlei Silva e Valdomiro da Motta, Zancanaro deu detalhes de como costurou sua eleição para a presidência. Algo que passou desde o desejo de ocupar a função, já que acredita não disputar mais eleições, até o risco de o comando da casa cair nas mãos de um oposicionistas, Paulinho Sestrem (PRP), algo temido pelo governo.

“O Paulinho era o pretenso candidato, mas representava a oposição. E o passado do Paulinho, embora esteja fazendo um excelente trabalho como vereador, ele foi secretário na época do Paulo Eccel. Então ele caracterizava a volta do PT. Porque, embora esteja em outro partido, mas a base eleitoral do seu Paulinho sempre foi daquele mesmo ninho”, frisou ele.

Ivan Martins (PSD) era o candidato do governo. Porém, abriu mão para apoiar Zancanaro. O DEM seguiu o mesmo caminho, dando apoio com um dos dois votos, de Leonardo Schmitz (Celso Emydio votou em Sestrem, para cumprir acordo feito em 2017), recebendo, em troca, cargos no próprio Legislativo e na Prefeitura.

O racha na oposição, segundo Zancanaro, com parte do PP (Jean Pirola), PRP (Cleiton Bittellbrunn) e do DEM (Leonardo e Celso) indo para o lado do governo, permitiu essa costura. Sobre se fica os dois anos ou renuncia ao final do primeiro, o atual presidente deixa claro seu apoio.

“A princípio, o acordo que tenho é com o senhor Ivan Martins. Se ele abrir mão é outro departamento”, disse Zancanaro.

Extinção de cargos

Zancanaro afirma que pretende extinguir todos os atuais cargos comissionados e abrir caminho para a contratação de um assessor parlamentar para cada vereador. Isso daria maior qualidade ao trabalho exercido pelos legisladores.

Segundo Zancanaro, o estudo está sendo feito para que o custo dos assessores não ultrapasse os dos atuais comissionados. Para reforçar isso, duas funções efetivas cujos servidores estão para se aposentar seriam extintas. Os valores hoje gastos com os cinco comissionados, mais esses dois cargos, arcaria com o dos assessores, sem aumentar o da folha total.

“Queremos extinguir esses cargos comissionados, porque já tem funcionários para fazer esses trabalho e exercer essas funções, e criar assessoria. Se for possível, não extrapolando a folha, para ficar no mesmo patamar, conseguir um assessor parlamentar para cada vereador”, destaca ele.

A intenção é, também, retirar gratificação de 40% concedida a servidores da Câmara atualmente.

Cargos do DEM

Zancanaro falou, ainda, sobre os cargos do Democratas no Legislativo. Dos cinco ocupa dois. Moacir Giraldi, que exercia uma delas, foi para a Prefeitura. Roland Alfredo Koehler, que exercia a função de assessor de imprensa, cede a vaga para Jones Bosio, e ocupa a exercida por Giraldi.

“O acordo com o DEM não é meu. O acordo com o DEM é do vice-prefeito (Ari Vequi). O DEM tinha dois cargos. Como faz parte do governo, queria que não mexesse nos dois. Caberia ao presidente do Democratas indicar os dois”, frisou Zancanaro.

Prédio da Prefeitura

Sobre a ampliação do atual prédio, Zancanaro afirmou que há a possibilidade de se construir mais um pavimento. A garantia de que isso é possível teria sido dada pelo engenheiro responsável pela obra, Roberto dos Santos. Com isso, o primeiro piso seria usado para abrigar os gabinetes dos vereadores e toda parte administrativa seria deslocada para o superior. Ainda não há projeto para isso e tudo está na fase de discussão sobre a viabilidade.

Dúvidas ou Sugestões

Gustavo já está com a cadeira adquirida com rifa

A rifa com brindes em prol do menino Gustavo Jappe Aires, sorteada na Rádio Cidade no final de dezembro último, foi um sucesso. Dos prêmios doados, nove deles ainda não foram retirados pelos ganhadores. Eles foram doados à família para o sorteio, que teve objetivo de arrecadar valores para a aquisição de uma cadeira de locomoção ao menino. A cadeira já foi adquirida com o dinheiro arrecadado. A mãe de Gustavo,...
Continuar lendo...

Semana que vem PID e CNH definitiva poderão ser solicitados via online

A partir da próxima semana poderão ser solicitados via online a segunda via PID (Permissão Internacional para Dirigir) e CNH definitiva. É o Detran Digital chegando nos próximos dias, trazendo inovações e agilidade na prestação de serviços para o cidadão. Sem filas, e podendo ser acessado do celular, tablete ou computador. Estes serviços juntos foram responsáveis por cerca de 5.000 atendimentos...
Continuar lendo...

Duas mulheres são agredidas em poucos minutos

Dois casos de agressões sofridas por mulheres foram registrados em poucos minutos na cidade de Brusque na noite deste sábado (16). Em um deles, a vítima negou que tinha sido ferida pelo marido e coube a ele mesmo confessar o ato de violência. Os casos ocorreram entre 22h50 e 23h11, em dois bairros diferentes da cidade. No primieiro caso, policiais militares foram chamados e a mulher afirmou que o esposo além de agredir a ameçou de morte. O homem...
Continuar lendo...