"Todo mundo acha que é fácil ser voluntária da Rede Feminina"

A Rede Feminina de Combate ao Câncer está buscando ampliar sua atuação em mais cidades de Santa Catarina. Dos 295 municípios, a entidade possui unidades em 65 delas e outras 15 cidades estão em fase de implementação.

A presidente da RFCC estadual, Sônia Rieg Fischer, reconduzida para o cargo, afirma que o processo para a instalação exige alguns critérios. Ente eles está a de a cidade ter, no mínimo, 15 mil habitantes, um grupo de 15 a 20 voluntárias, endereço fixo. Além disso, há um estatuto que precisa ser seguido à risca. A entidade estadual dá todo apoio com orientações para que se crie a Rede Feminina naquele município.

Nos últimos dois anos, a RFCC de Santa Catarina deu início a unidades em seis cidades: Guaramirim, Ibirama, Presidente Getúlio, Camboriú, Piratuba e Urubici.

“É algo que, em 57 anos, não havia acontecido, de em uma gestão serem criadas seis redes femininas”, destaca ela.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, conta que a entidade tem enfrentado dificuldade para encontrar voluntárias que queiram dedicar tempo aos serviços.

“A renovação é pouca, devido à responsabilidade que é. Todo mundo acha que é fácil ser voluntária da Rede Feminina. Hoje, temos 45 (voluntárias). É um serviço muito difícil. É uma dedicação que tem que ter. Temos que tirar, no mínimo, quatro horas por semana para estar na Rede Feminina e ajudar”, desabafa ela.

Sônia e Miram assumiram mandatos à frente das redes municipal e estadual para os próximos dois anos.

Dúvidas ou Sugestões

Mulher é assassinada pelo ex-marido com oito facadas

Shayane Pablo Waltrick, de 27 anos, foi assassinada com aproximadamente oito facadas na noite desta quinta-feira (7) dentro de sua casa em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense. A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu no local. O principal suspeito da morte de Shayane é o ex-marido Fernando Mesquita Andrade, de 32 anos, com quem tinha um filho. Os dois estavam separados há um mês. O suspeito estava...
Continuar lendo...

Quadra com problemas vira alvo de rixa entre vereadores

A situação da quadra da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, atingida por um temporal no ano passado e desde então com problemas no telhado, está causando atrito entre dois vereadores. Inclusive, eles trocaram farpas na tribuna durante a sessão desta terça-feira (4) da Câmara Municipal de Brusque. Marcos Deichmann e Paulinho Sestrem, que estão atualmente no mesmo partido, o Patriotas, protagonizaram o debate em torno do...
Continuar lendo...

Brusque Basquete joga por classificação ao final four do Brasileiro

A quinta-feira (23) será decisiva para o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania. A partir das 19h30, o time brusquense entra em quadra em Sorocaba para um confronto direto com a Liga Sorocabana. O jogo vale pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro e praticamente garante ao vencedor a última vaga no final four. Cravinhos, Novo Basquete Ponta Grossa e Unifae/São João da Boa Vista já estão classificados para a fase decisiva da...
Continuar lendo...