Foco em 2019 será nas pavimentações de ruas

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, foi o entrevistado desta terça-feira (15) do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. Durante a conversa, ele falou sobre as ações da Prefeitura em 2019, carnês de IPTU, abastecimento de água, polêmica do ano passado com o empresário Luciano Hang, bem como perspectivas sobre os governos federal, de Jair Bolsonaro, e estadual, de Carlos Moisés da Silva.

Em relação às ações deste ano, Kohler afirmou que o foco será na pavimentação de ruas, com vista as resolver problemas antigos de infraestruturas em algumas regiões da cidade. A intenção é organizar as vias públicas através do projeto de pavimentação em parcerias para melhorar o sistema viário, já com olhos no Plano de Mobilidade Urbana e na implantação o transporte coletivo municipal.

Para viabilizar essas ações, além de dois financiamentos na ordem de R$ 16 milhões, a Prefeitura conta com saldo de, aproximadamente, R$ 3 milhões nos cofres, fruto de superávit de 2018.

“Isso, para nós, é significativo, pois é quase a arrecadação de um mês. Esse recurso será, exclusivamente, aplicado em pavimentações. Porque você tem que ter esse olhar para a população. Porque lama e poeira não é mais possível de conviver no nosso dia a dia”, destacou ele, lembrando que a pavimentação atingirá cerca de 17 Km de vias no município.

Abastecimento de água

Kohler afirmou que a cidade de Guabiruba ainda não vive o drama de Brusque, em que várias regiões padecem com a falta do líquido. Porém, o município está tendo que fazer ajustes e investimentos emergenciais para que isso não ocorra.

Ele cita que a intenção era de se criar uma autarquia municipal, como há em Brusque, para gerir a situação da água. Porém, estudos demonstraram ser inviável financeiramente e a concessão o melhor caminho.

“Trabalhamos de forma paliativa desde abril do ano passado. Melhoramos as estruturas com limpeza nas estações e ampliamos a capacidade de reservatório. Colocamos os busters, para pressurizar a água nos locais mais altos, pois tenhamos várias ruas que não chegava água. Sabemos que não está perfeito, mas lutamos cada dia para propiciar a água a todos os guabirubenses”, frisou.

Bolsonaro e Moisés

Para Matias Kohler, ambos precisam sentar na cadeira e dizer a que vieram. Principalmente em relação á descentralização dos recursos, com menos Brasília e Florianópolis e mais os municípios.

“Por isso que digo que não adianta criar falsa ilusão de que no primeiro ou segundo meses a coisa vai acontecer. Espero que num horizonte de seis meses saibam eles tratar a diferença que tanto falavam ser. Essa é a minha expectativa de que possa ocorrer um ajuste e justiça”, pontuou.

Polêmica com dono da Havan

Matias também comentou rapidamente sobre a polêmica do ano passado entre ele, o vice-prefeito Valmir Zirke e o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.

Para o prefeito de Guabiruba, o caso ficou no passado. Ele disse que Hang tem todo direito de se manifestar, mas sentiu pela população de Guabiruba quando o empresário disse, em redes sociais, que deveriam enxotar os dois da cidade.

“Essa expressão me machucou. Não por mim, mas em respeito ao cidadão e eleitor guabirubense. O assunto, para nós, encerrou ali ao fazermos um vídeo em resposta”, comentou Kohler.

Dúvidas ou Sugestões

Dois acidentes em poucos minutos e na mesma via

Dois motociclistas foram levados ao pronto socorro do hospital de Azambuja após se envolverem em acidentes diferentes na noite deste sábado (29). Ambas as colisões foram contra carros e ocorreram na Rodovia Antonio Heil, entre 20h e 21h. O primeiro deles foi na região do Bairro Limoeiro, por volta de 20h. Lá, uma Honda, com placa de Itajaí, bateu contra um Ford Fiesta, de Rio do Sul. O carro tinha como motorista um homem de 33 anos, que não se...
Continuar lendo...

PM intensifica a fiscalização de som alto em Brusque

Na noite de sexta-feira (10), policiais militares do 18º Batalhão de Polícia Militar lavraram quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência em virtude de perturbação com som alto em veículo automotor, e apreenderam os equipamentos de som. A medida visa assegurar a ordem pública e ao respeito no tocante ao silêncio. A primeira ocorrência foi na praça do bairro Jardim Maluche, e as outras três foram no pátio de...
Continuar lendo...

PM flagra motociclista embriagado

Fato registrado ontem, sábado (02) por volta das 21h24 no bairro Primeiro de Maio. Uma guarnição da Polícia Militar de Brusque quando em rondas pela rua Florianópolis, próximo ao posto de combustível, constatou um acidente de trânsito com vítima envolvendo uma motocicleta Honda CG 125 Fan ESD, a qual era conduzida por um homem que apresentava sinais visíveis de embriaguez alcoólica. O condutor se recusou a realizar o...
Continuar lendo...