Comarca de Brusque encerra 2018 como a mais produtiva na área criminal em SC

Comprometimento, dedicação e concentração no trabalho. É desta forma que o juiz titular da Vara Criminal da comarca de Brusque, Edemar Leopoldo Schlösser, resume o feito de ser o juiz criminal mais produtivo de 2018 em Santa Catarina, de acordo com a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ). Segundo o levantamento, 1.206 sentenças e 5.081 decisões interlocutórias foram prolatadas por ele no ano passado, no total de 6.287 decisões. O juiz atribui o desempenho à triagem dos processos que tramitam na unidade aliado ao fato de dedicar dez a doze horas diárias ao trabalho forense e ainda contar com uma competente assessoria de gabinete e total comprometimento de serventuários e estagiários da Vara Criminal.

Para se ter melhor produtividade e manter a qualidade das decisões, o magistrado destaca a importância da distribuição dos trabalhos de gabinete, por matéria penal, à assessoria e aos estagiários. O juiz Edemar Leopoldo Schlösser garante que isso tem contribuído para maior rendimento, produção e aperfeiçoamento dos despachos, decisões interlocutórias e sentenças, uma vez que se trata de Vara Criminal única. Ou seja, abrange todas as matérias penais com competência do Tribunal do Júri, Violência Doméstica, Execução Penal, Ordem Tributária, Improbidade Administrativa, Crimes Ambientais, Crimes de Trânsito, Tráfico de Drogas, Crimes de Organização Criminosa, Crimes do Consumidor, Crimes contra o Idoso, crimes comuns e demais matérias afins incluindo a função de Corregedoria do Presídio, com inspeções mensais regulares.

Atualmente a Vara Criminal da comarca de Brusque, no Vale do Itajaí, possui 8.017 em andamento, dos quais 6.421 estão em tramitação; 377 em grau de recurso e 1.219 suspensos Lei n. 9.099/95 e artigo 366 do Código de Processo Penal (CPP). Mesmo com todo este volume de processos, a audiência mais remota está marcada para julho de 2019, o que significa uma pauta de seis meses. Atualmente o gabinete conta com um assessor jurídico, dois técnicos judiciários, uma residente da Academia Judicial e três estagiários e o cartório da Vara Criminal tem cinco servidores e quatro estagiários.

“Importante destacar, o grande vetor do processo criminal continua sendo a prova oral, o que exige que o magistrado cumpra uma pauta desumana de audiências, permanecendo quase todo o horário forense em sala de audiência na inquirição de testemunhas, informantes e réus, para a realização da instrução processual”, ressalta o magistrado que atua há 16 anos na Vara Criminal de Brusque.

Edemar Leopoldo Schlösser iniciou as atividades no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em janeiro de 1993. Durante a jornada como magistrado já atuou como juiz substituto e titular em treze comarcas do Estado. Passou por Itapiranga, Palmitos, Concórdia, Seara, São Miguel do Oeste, Anchieta, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Anita Garibaldi, Maravilha, Xanxerê e Ponte Serrada até sua chegada a Brusque.

Antes de atuar no Poder Judiciário, o magistrado atuou na área da Educação. Teve uma rápida passagem pelo Ensino Fundamental, lecionou durante 18 anos para alunos do Ensino Médio, foi docente da Unoesc, em Xanxerê, e encerrou a carreira de docente - após 18 anos – lecionando para a turma da disciplina do Direito da Infância e da Adolescência, na Unifebe, em Brusque. No total, foram 36 anos dentro de sala de aula. “Ao final de 2018, por entender já ter dado minha parcela de contribuição à sociedade na formação de tantos jovens, com quem mais aprendi do que ensinei, solicitei meu desligamento da Universidade”, ressalta. 

Assessoria

Dúvidas ou Sugestões

Mulher é atingida de moto e autor foge do local

Uma mulher de 29 anos de idade ficou ferida após bater de moto contra um carro na Rodovia Ivo Silveira. O acidente aconteceu por volta de 18h de ontem, terça-feira (15). A pessoa que dirigia o carro fugiu do local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher estava consciente, com ferimentos no rosto, principalmente no queixo, e em membros inferiores. Ela foi imobilizada e levada ao pronto socorro do hospital.
Continuar lendo...

Penha decreta situação de emergência após chuvas

Penha, no Litoral Norte, decretou na manhã desta sexta-feira (18) situação de emergência após estragos causados pela chuva de quinta-feira (17). Segundo a prefeitura, 47 pessoas ficaram desabrigadas, 400 famílias desalojadas e 1,3 mil residências foram afetadas. O decreto assinado pela prefeitura possibilita a contratação de serviços sem licitação, pelo prazo de 180 dias. A coordenadora da Defesa Civil do...
Continuar lendo...

Dois acidentes simultâneos deixa pelo menos três vítimas

Por volta das 4h55 deste domingo (20) ocorreram dois acidentes, quase que no mesmo momento, ambos na rua Florianópolis, bairro Primeiro de Maio, e nos dois casos com choque contra poste. Um deles envolveu um Ford Focus de cor prata, placas de Brusque e no outro, poucos quilômetros adiante, na mesma via, envolveu um VW Fusca, de cor amarela, placas de Blumenau. No acidente do Focus não teve testemunhas e o condutor que seguia no sentido bairro ao centro perdeu o controle...
Continuar lendo...