Inadimplência em Brusque aumenta quase 50%

O ano de 2018 para o comércio varejista foi muito ruim. Palavras do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabricio Zen. Fatores como greve dos caminhoneiros e turbulência política às vésperas da eleição presidencial contribuíram para esse cenário. A inadimplência do consumidor também foi outro fator apontado por ele.

“Vender é importante, mas receber é melhor ainda. Nosso principal serviço é a proteção do crédito, o SPC, e algumas estatísticas que tivemos em comparação com 2017 mostram que 2018 aumentou muito esses registros”, destaca ela.

Segundo números apresentados pelo empresário ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, em entrevista nesta sexta-feira (11), cerca de 40% da população economicamente ativa do país está endividada e inadimplente com o comércio.

Em Brusque, esse número não é diferente: em torno de 16 mil pessoas estão com cadastro negativo no SPC. O aumento da inadimplência de um ano para o outro cresceu também.

“Esse número aumentou de 2017 para 2018 foi de quase 50%. Em contrapartida, o número de cancelamento, quando o consumidor paga a dívida, foi de somente 5%. (...) Se pegarmos os últimos cinco anos aqui na nossa cidade, falando da população economicamente ativa, temos quase 20% de pessoas cadastradas no SPC”, destaca ele.

Zen afirma que a entidade sugere sempre aos comerciantes que façam uma análise de crédito do cliente para evitar cair no prejuízo.

“Um bom cadastro de crediário, quando a pessoa chega na sua loja e você tem uma boa ficha para preencher com todos os dados faz com que você possa eliminar 60% da inadimplência no seu cadastro”, frisa ele.

Dúvidas ou Sugestões

Desfile da 48ª Pronegócio apresenta as tendências da moda

A AmprBr (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque) promoveu na noite desta terça-feira (15) o desfile com os lançamentos da coleção Inverno 2019 no salão da Sociedade Esportiva Santos Dumont. Com um seleto público formado em sua maioria por compradores de várias partes do país, o tema New York, nos Estados Unidos, inspirou a agência  Lucky 70, organizadora do evento. Aproximadamente 500 convidados...
Continuar lendo...

Dom Joaquim: madrugada com grave acidente

Na madrugada deste sábado (06) por volta das 04h o Corpo de Bombeiros atendeu a um acidente de trânsito na rua Ludovico Merico, no bairro Dom Joaquim. Os agentes encontraram os dois motoristas presos a ferragens, sendo necessário utilizar o colar cervical até a chegada do trem de socorro para realizar o desencarceramento. Também uma equipe do Samu foi acionada para auxiliar na ocorrência. Uma das vítimas não estava utilizando cinto de...
Continuar lendo...

Brusque é premiada por trabalho educacional na área de robótica

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), vai receber, nesta quinta-feira (18), o "Prêmio Prefeito Inovador," durante a realização do III Fórum de Cidades Digitais. A conquista vem por causa do trabalho realizado com a formação de professores com a introdução da robótica educativa. A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, comentou...
Continuar lendo...