Inadimplência em Brusque aumenta quase 50%

O ano de 2018 para o comércio varejista foi muito ruim. Palavras do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabricio Zen. Fatores como greve dos caminhoneiros e turbulência política às vésperas da eleição presidencial contribuíram para esse cenário. A inadimplência do consumidor também foi outro fator apontado por ele.

“Vender é importante, mas receber é melhor ainda. Nosso principal serviço é a proteção do crédito, o SPC, e algumas estatísticas que tivemos em comparação com 2017 mostram que 2018 aumentou muito esses registros”, destaca ela.

Segundo números apresentados pelo empresário ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, em entrevista nesta sexta-feira (11), cerca de 40% da população economicamente ativa do país está endividada e inadimplente com o comércio.

Em Brusque, esse número não é diferente: em torno de 16 mil pessoas estão com cadastro negativo no SPC. O aumento da inadimplência de um ano para o outro cresceu também.

“Esse número aumentou de 2017 para 2018 foi de quase 50%. Em contrapartida, o número de cancelamento, quando o consumidor paga a dívida, foi de somente 5%. (...) Se pegarmos os últimos cinco anos aqui na nossa cidade, falando da população economicamente ativa, temos quase 20% de pessoas cadastradas no SPC”, destaca ele.

Zen afirma que a entidade sugere sempre aos comerciantes que façam uma análise de crédito do cliente para evitar cair no prejuízo.

“Um bom cadastro de crediário, quando a pessoa chega na sua loja e você tem uma boa ficha para preencher com todos os dados faz com que você possa eliminar 60% da inadimplência no seu cadastro”, frisa ele.

Dúvidas ou Sugestões

Foco em 2019 será nas pavimentações de ruas

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, foi o entrevistado desta terça-feira (15) do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. Durante a conversa, ele falou sobre as ações da Prefeitura em 2019, carnês de IPTU, abastecimento de água, polêmica do ano passado com o empresário Luciano Hang, bem como perspectivas sobre os governos federal, de Jair Bolsonaro, e estadual, de Carlos Moisés da Silva. Em relação...
Continuar lendo...

Menina de 13 anos deixa carta de despedida e foge da casa dos avós em Timbó

Uma menina de 13 anos deixou uma carta de despedida e saiu de casa na madrugada de quarta-feira (09). O caso aconteceu em Timbó e a família busca por informações. Ketlen Vanessa Venâncio mora no litoral catarinense e estava passando as férias na casa dos avós, na cidade de Timbó. Ela foi vista pela última vez por volta da meia noite, nas proximidades do trevo da Mafisa, na BR-470, em Blumenau. Qualquer informação...
Continuar lendo...

Adolescente está desaparecido desde o dia 5 de janeiro

O adolescente Gleison Ferraz Roos, de 16 anos de idade, está desaparecido desde o último dia 5 de janeiro. O comunicado foi feito pelo avô dele na Delegacia de Polícia Civil de Brusque nesta quinta-feira (10). De acordo com relato do avô, o menor sumiu durante a madrugada. Coincidentemente, o carro do homem também sumiu da residência, sendo alvo de furto segundo ele. Porém, o veículo foi localizado, mas o menor...
Continuar lendo...