Inadimplência em Brusque aumenta quase 50%

O ano de 2018 para o comércio varejista foi muito ruim. Palavras do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabricio Zen. Fatores como greve dos caminhoneiros e turbulência política às vésperas da eleição presidencial contribuíram para esse cenário. A inadimplência do consumidor também foi outro fator apontado por ele.

“Vender é importante, mas receber é melhor ainda. Nosso principal serviço é a proteção do crédito, o SPC, e algumas estatísticas que tivemos em comparação com 2017 mostram que 2018 aumentou muito esses registros”, destaca ela.

Segundo números apresentados pelo empresário ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, em entrevista nesta sexta-feira (11), cerca de 40% da população economicamente ativa do país está endividada e inadimplente com o comércio.

Em Brusque, esse número não é diferente: em torno de 16 mil pessoas estão com cadastro negativo no SPC. O aumento da inadimplência de um ano para o outro cresceu também.

“Esse número aumentou de 2017 para 2018 foi de quase 50%. Em contrapartida, o número de cancelamento, quando o consumidor paga a dívida, foi de somente 5%. (...) Se pegarmos os últimos cinco anos aqui na nossa cidade, falando da população economicamente ativa, temos quase 20% de pessoas cadastradas no SPC”, destaca ele.

Zen afirma que a entidade sugere sempre aos comerciantes que façam uma análise de crédito do cliente para evitar cair no prejuízo.

“Um bom cadastro de crediário, quando a pessoa chega na sua loja e você tem uma boa ficha para preencher com todos os dados faz com que você possa eliminar 60% da inadimplência no seu cadastro”, frisa ele.

Dúvidas ou Sugestões

PRF prende suspeitos de praticarem assalto na região

Policiais rodoviários federais prenderam na tarde de sábado (09), na BR 101 em Barra Velha, dois homens com um revólver calibre 38 e duas munições sem porte de arma. Ambos são suspeitos de participar de um assalto ocorrido no mês passado, em Tijucas/SC. Eles eram ocupantes de um Peugeot/207 placas de São Francisco do Sul/SC, abordado em fiscalização de rotina. A arma foi encontrada sob o banco do condutor, com dois...
Continuar lendo...

Brusque apresenta pré-projeto à Prefeitura para construção da Arena Havan

Na tarde desta terça-feira (12) o prefeito Jonas Oscar Paegle, e o vice, Ari Vequi, receberam o presidente do Brusque FC, Danilo Rezini, para tratar da possibilidade de construção do estádio do Brusque no Complexo Esportivo “Chico Wehmuth”. Na ocasião, o representante máximo da diretoria do clube brusquense entregou ao chefes do Executivo o procedimento de manifestação de interesse social, conforme edital divulgado há...
Continuar lendo...

Número de mortos em tragédia de Brumadinho sobe para 142

O número de mortos confirmados em decorrência da tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) subiu para 142. Destes, 122 foram identificados e 20 estão sem reconhecimento. As informações foram atualizadas pela Defesa Civil de Minas Gerais no fim da tarde de ontem (5). Segundo o boletim do órgão, ainda há 194 desaparecidos, sendo 61 da listagem da Vale e 133 de trabalhadores terceirizados ou pessoas da...
Continuar lendo...