Inadimplência em Brusque aumenta quase 50%

O ano de 2018 para o comércio varejista foi muito ruim. Palavras do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabricio Zen. Fatores como greve dos caminhoneiros e turbulência política às vésperas da eleição presidencial contribuíram para esse cenário. A inadimplência do consumidor também foi outro fator apontado por ele.

“Vender é importante, mas receber é melhor ainda. Nosso principal serviço é a proteção do crédito, o SPC, e algumas estatísticas que tivemos em comparação com 2017 mostram que 2018 aumentou muito esses registros”, destaca ela.

Segundo números apresentados pelo empresário ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, em entrevista nesta sexta-feira (11), cerca de 40% da população economicamente ativa do país está endividada e inadimplente com o comércio.

Em Brusque, esse número não é diferente: em torno de 16 mil pessoas estão com cadastro negativo no SPC. O aumento da inadimplência de um ano para o outro cresceu também.

“Esse número aumentou de 2017 para 2018 foi de quase 50%. Em contrapartida, o número de cancelamento, quando o consumidor paga a dívida, foi de somente 5%. (...) Se pegarmos os últimos cinco anos aqui na nossa cidade, falando da população economicamente ativa, temos quase 20% de pessoas cadastradas no SPC”, destaca ele.

Zen afirma que a entidade sugere sempre aos comerciantes que façam uma análise de crédito do cliente para evitar cair no prejuízo.

“Um bom cadastro de crediário, quando a pessoa chega na sua loja e você tem uma boa ficha para preencher com todos os dados faz com que você possa eliminar 60% da inadimplência no seu cadastro”, frisa ele.

Dúvidas ou Sugestões

Três jogadores do Brusque no Top da Bola 6ª rodada

A Federação Catarinense de Futebol divulgou na tarde desta segunda-feira (04) a Seleção do Top da Bola Angeloni 2019, que apontou os atletas destaque nas partidas válidas pela 6ª rodada da 1ª Fase do Campeonato Catarinense Sicoob Série A 2019.  O Instituto MAPA desenvolve novamente a pesquisa de opinião que identifica os melhores profissionais da competição. Na relação do Top da Bola da 6ª Rodada...
Continuar lendo...

Prefeitura define novo comando da Secom Brusque

Wilson Schmidt Junior é o novo diretor-geral da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Brusque. O profissional já fazia parte da equipe e passa a comandar a pasta oficialmente a partir de segunda-feira (28). Schmidt Junior é formado em Processos Gerenciais e já trabalhou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Cidade, Olhar do Vale, Portal da Cidade Brusque, Esporte SC e Guabiruba FM. Esteve também...
Continuar lendo...

Contas do prefeito Matias Kohler serão analisadas pelos vereadores

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira, 26, a quarta e última sessão ordinária do mês de fevereiro. Presidida pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) a reunião contou com as presenças de todos os vereadores, momento que projetos, requerimentos e moções foram discutidos e aprovados. O encontro mais uma vez contou com as presenças de membros da comunidade e também do vice-prefeito...
Continuar lendo...