Mais Médicos: brasileiros devem se apresentar a partir de hoje

Profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar a partir de hoje (7) aos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo vai até a próxima quinta-feira (10).

Médicos que decidirem não comparecer mais às atividades devem informar ao município onde trabalharia, que fica encarregado de comunicar a desistência ao governo federal.

Segundo o Ministério da Saúde, candidatos que desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos. O sistema será atualizado com as vagas disponíveis para os profissionais formados no exterior.

A previsão é que a lista de médicos brasileiros homologados que deram início às atividades seja publicada no próximo dia 14.

A seleção

O ministério lançou, desde novembro, editais para a substituição de 8.517 cubanos que atuavam em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Inicialmente, concorreram apenas médicos brasileiros com registro no país. Um novo edital, em andamento, seleciona também profissionais formados no exterior.

Novo ministro

Ao assumir o comando da pasta, o médico Luiz Henrique Mandetta disse, na última quarta-feira (2), que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil. Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018, com previsão de aumento desse contingente em 10% ao ano até chegar a 35 mil profissionais formados.

“Quem forma essa quantidade toda de profissionais? Muitos deles endividados pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e muitos formados em escola pública. Não temos uma proposta ou política de indução para que eles venham para o sistema público de saúde.”

Dúvidas ou Sugestões

Mulher assaltada aciona a PM e ladrão é preso em flagrante

A rapidez na localização de uma guarnição da Polícia Militar permitiu a prisão de um ladrão na noite desta segunda-feira (11), logo após ter cometido um roubo, na rodovia Antônio Heil, por volta das 22h15, em frente a loja Aqui é 10, no Centro II. Uma mulher de 19 anos de idade foi ameaçada e entregou seu aparelho celular da marca Asus Zenfone para o criminoso. Uma guarnição da PM estava realizando...
Continuar lendo...

Meia-atacante Clebinho é contratado pelo Brusque

Com 30 anos, 1.80 metros de altura e muita bagagem no futebol, o meio-campo Clebinho é o novo reforço do Brusque FC para o Campeonato Catarinense de 2019. O atleta, que já teve passagem pelo Bruscão em 2012, nos últimos anos atuou em clubes de grande tradição no futebol brasileiro. As últimas equipes do jogador foram times de massa como CRB, Fortaleza, ABC e mais recentemente o Náutico. O jogador já foi apresentado nesta...
Continuar lendo...

Criança não resiste e morre a caminho do hospital

A criança atropelada no Bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, esta manhã, não resistiu aos aferimentos e faleceu. Ela tinha um ano e três meses e foi atingida pelo veículo de um familiar. O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bmbeiros, foi acionado para o socorro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Arcanjo-03 e ASU de Guabiruba foram acionados para ocorrência de atropelamento, que ocorreu na garagem da casa. Após a chegada do...
Continuar lendo...