Valor do novo salário mínimo nacional está aprovado

O salário mínimo nacional será de R$ 1.006,00 a partir de janeiro de 2019. O valor foi aprovado na quarta-feira (19) pelo Congresso Nacional, dentro do orçamento geral da União para o ano que vem, também avalizado pelos parlamentares. O governo federal prevê arrecadação na casa dos R$ 3,331 trilhões.

Em Santa Catarina, os valores do salário mínimo regional, que é dividido em quatro faixas, ainda não começou a ser discutido. A data para vigorar também é janeiro, mas este ano foi oficializado o acordo que definiu os reajustes apenas em março. Os valores são fruto de acordo feito entre as classes empresarial e laboral, através das Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e centrais sindicais.

O salário mínimo nacional é utilizado como parâmetro de ganhos mínimos, como o próprio nome já diz, par quem é funcionário, seja na esfera pública ou privada. O impacto maior é nas contas do governo, principalmente nos pagamentos de valores a pensionistas e aposentados de órgãos como o INSS.

Dúvidas ou Sugestões