Mulheres são as maiores vítimas da tireoide

Problemas de tireoide têm se tornado bastante comuns. Ao mesmo tempo, isso vem gerando muitas dúvidas nas pessoas sobre o que é, como diagnosticar e quais tratamentos. Para responder a algumas destas questões, a Rádio Cidade entrevistou esta manhã a radiologista Hanae Rafaela Fontana.

Segundo ela, a Tireoide é uma glândula que está localizada na região interior e inferior do pescoço, sendo responsável pela regulação do funcionamento dos hormônios no organismo.

Quando ela produz muitos hormônios, causa o chamado hipertireoidismo. Já quando ocorre o contrário, a redução na produção de hormônios, ocorre o hipotireoidismo. Há, ainda, uma terceira situação, quando surgem nódulos (caroços). Para se detectar basta fazer exame de sangue ou através de ultrassom.

Problemas na Tireoide sempre estiveram ligados à obesidade. Segundo Hanae, quando se produz pouco hormônios o resultado é o ganho de peso, a pessoa fica mais sonolenta, pois o organizamos se torna mais preguiçoso, trabalhara menos.

“Procurar um especialista, fazer exame de sague, um clínico geral ou endocrinologista, é o caminho para regular e voltar ao normal”, pontua ela.

As mulheres são mais propícias para desenvolver o problema. As de meia idade, entre 35 a 50 anos, são as mais afetadas.

“Existe em crianças, também. O homem pode ter, mas é mais comum na mulher”, prossegue a aradiologista.

As duas principais causas são deficiência de iodo ou de ordem hereditária. Entre os sintoma do hipertireoidismo estão emagrecimento, perda de peso, fome excessiva, sudorese, taquicardia, diarreia, irritabilidade no sangue.

Já no hipotireoidismo, o corpo fica mas preguiçoso, a pessoa engorda, sente mais fadiga, pele seca, ocorre queda de cabelo, unhas fracas, entre outros.

 

Dúvidas ou Sugestões

PM prende ladrões que assaltaram e aterrorizaram família de Guabiruba

Um casal e suas duas filhas foram vítimas de dois assaltantes na noite desta segunda-feira (29), na rua São Pedro, entrada do Holstein, em Guabiruba. Passava pouco das 20h quando a dupla arrombou a porta da residência e dominou o homem de 59 anos, a mulher de 47 anos e duas filhas, de 9 e 11 anos de idade. Por mais de duas horas a família sofreu ameaças e o pai e a mãe chegaram a ser agredidos na ação dos bandidos. Os ladrões...
Continuar lendo...

Homem com mandado de prisão em SP é preso em Brusque

Na tarde desta quarta-feira (23) policiais civis do Setor de Investigação e Capturas, SIC da Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque deram cumprimento a mandado de prisão por sentença condenatória pelo crime de tráfico expedida em desfavor de C. M. S., 23 anos, pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Jacareí, Estado de São Paulo. C. M. S. foi encontrado pelos policiais no bairro Limoeiro, em Brusque, sendo então...
Continuar lendo...

Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas sobe amanhã

A partir do dia 1º de janeiro, os novos valores da UFRM (Unidade Fiscal de Referência) entram em vigor. O cálculo é feito pelo INPC/IBGE e o reajuste será de 4,0043%. Segundo a Lei, os valores da Taxa de Preservação Ambiental são estabelecidos em UFRM, que convertidos em reais variam de acordo com o tipo de veículo. Após a conversão e havendo resultados em centavos, os valores serão arredondados.   A Taxa de...
Continuar lendo...