Ânimos exaltados e acusações de traição antecedem eleição

A eleição deve ocorrer apenas na última sessão do ano, mas a escolha da nova presidência da Câmara Municipal de Brusque acirrou os ânimos nesta terça-feira (11). De acusações de traição à pressão, rolou de tudo um pouco nos debates e embates em torno do tema.

O vereador Ivan Martins (PSD) disse na tribuna que vereadores do antigo bloco de oposição estariam pressionando os demais para votar em favor de uma candidatura deste bloco, liderada por Paulo Sestrem (PRP). Ele, segundo acordo que teria sido firmado ainda em 2017, quando da eleição de Jean Pirola (PP) para a presidência, seria o eleito para presidir a mesa diretora e a casa em 2019.

“Pressão, isso nunca vi. Cada um tem o direito de fazer o que bem entender. Essa pressão articulada por alguns vereadores, realmente temos que fazer comentário negativo, sem medo nenhum.  Que vocês fizeram aqui é deselegante. Principalmente quando alguém não cumpre o que acordou”, disse ele, em referência a Sestrem, que teria descumprido o que acordara com os demais de não concorrer em detrimento de uma única candidatura.

Sestrem questionou Martins, cobrando que dissesse o que foi acordado em 2016. Mais adiante, em aparte a Jean Pirola, disse que nunca houve nenhum compromisso para que ninguém além do pepista fosse candidato em outubro deste ano.

“A política é assim. Infelizmente, a pessoas não cumprem aquilo que se comprometeram.  Aqueles que ao cumprem cobram, lá na frente, daqueles outros que têm que cumprir. Fizemos um acordo sim, dois anos atrás, e eu me senti, sim desprestigiado. Tínhamos, sim, uma conversa sobre as eleições de 2018, de que não teríamos candidato”, frisou ele, afirmando que o Partido Progressista vai votar no candidato que o governo determinar.

“Em nenhum momento foi dito que ninguém iria. Fo dito que o senhor tinha a intenção de ir e por isso o senhor queria o primeiro ano. O vereador Lima abriu e eu abri. Isso que está sendo dito aqui é verdade em partes. Em outras não”, soltou Sestrem.

Marcos Deichmann (Patri) subiu o tom contra Pirola. Os dois chegaram a trocar farpas.

“O senhor bateu na mesa lá dentro e disse que o senhor nunca apoiaria esse governo. Foi o primeiro que se debandou e foi para lá. Não venha o senhor colocar palavras nas nossas bocas. Se houve acordo que não foram cumpridos aqui, o senhor também alguma culpa nisso”, disse Deichmann.

O tal acordo previa que Pirola seria o presidente do legislativo no primeiro ano, sendo substituído por Celso Carlos Edmydio da Silva (DEM) no segundo, Paulinho Sestrem (PRP) no terceiro e Sebastião Lima (PSDB) no quarto e  último ano.

A eleição da nova mesa diretora deve ocorrer na próxima semana, quando a Câmara realiza a última sessão do ano.

Foto: assessoria de imprensa da Câmara Municipal

Dúvidas ou Sugestões

PRF prende homem acusado de estupro

A Polícia Rodoviária Federal em ação conjunta com a Polícia Militar prenderam um homem de 56 anos que tinha um mandado de prisão ativo contra ele no Rio Grande do Sul. O homem foi abordado pela PRF na BR-101 em Itapema. O mesmo é acusado de ter cometido estupro no Estado gaúcho. No momento da abordagem ela dirigia um veículo Renault/Logan com placas de Balneário Camboriú. O homem estava foragido da Justiça...
Continuar lendo...

Último assaltante do BB é condenado a pena de 29 anos de reclusão

O juiz Alexandre Murilo Schramm, titular da 2ª Vara da comarca de São João Batista, condenou o último integrante da organização criminosa que atuou na tentativa de roubo frustrado à agência do Banco do Brasil, naquela cidade, em crime registrado no dia 11 de fevereiro de 2017. A sentença fixou a pena em 29 anos de reclusão, com regime inicial fechado. A ação criminosa demonstrou a ousadia dos integrantes que,...
Continuar lendo...

Definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Amador

Cia do Esporte e Abresc vão decidir o Campeonato de Futebol Amador na primeira divisão e Real Brusquense e River Plate Azambuja estão na briga pelo título da segunda divisão. As quatro equipes conquistaram a vaga nos jogos disputados neste domingo (9). Na tarde de hoje a Cia do Esporte empatou com o Paysandu no tempo normal em 1 a 1. Nos pênaltis a Cia do Esporte eliminou o adversário ao vencer por 5 a 4.  Pela manhã a...
Continuar lendo...