Obras públicas apontam melhorias nos bairros

A Prefeitura de Brusque, por meio do Programa de Valorização do Servidor Efetivo, iniciou nova fase de atuação que consiste no diagnóstico de satisfação dos moradores que são afetados diretamente pelas obras públicas em andamento.

Três importantes intervenções urbanas da cidade foram avaliadas. A primeira delas, no bairro Águas Claras, onde a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está em fase final da execução da drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e nova sinalização viária da rua Augusto Klapoth e algumas transversais.

Comerciante do bairro há cinco anos, Maurício Leite diz que antes das obras os alagamentos em frente de seu estabelecimento eram constantes. Nas chuvas torrenciais, a lâmina de água chegava a entrar no prédio, trazendo inúmeros prejuízos. “Mesmo não tendo nenhuma chuva forte após a colocação da nova tubulação, o que foi prometido foi cumprindo dentro do prazo, e agora espero que não tenha mais alagamentos”, comenta. 

Já de acordo com o morador da rua AC 12, José Voltolini, que vive no local há quase cinquenta anos, o número de residenciais tem aumentado ao longo dos últimos tempos, e a água que vinha das encostas não tinha como escoar, causando assim os transtornos. “Há muito tempo todo o bairro estava esperando esta obra de drenagem, e finalmente podemos verificar ela concluída”, comemora o cidadão.

As obras na rua Augusto Klapoth e transversais estão sendo executadas com recursos próprios e mão-de-obra da Prefeitura, com investimento aproximado de R$ 1,5 milhão. Somente na via principal, 600 metros de tubulação foram assentados. Soma-se a isso mais 1,2 quilômetros nas ruas transversais. Para o próximo ano, a intervenção deve avançar por outros 600 metros.

Dez quilômetros dali, outra importante obra é gerida pelo Governo de Brusque, por meio do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI). Trata-se do recapeamento asfáltico e reurbanização dos passeios nas ruas Sete de Setembro e Santos Dumont, entre os bairros Santa Rita e Santa Terezinha, serviço orçado em aproximadamente R$ 2,1 milhão. 

“No começo foi um pouco complicado, porque fechou tudo e deu uma parada no movimento. Mas agora a estrada ficou muito boa”, ressalta Cristiana Paz, colaboradora de uma padaria situada na Sete de Setembro. “As calçadas ficaram bem melhor também. Antes estava bem feio, tanto o asfalto cheio de remendo, como as calçadas. Estava desigual. Está ótimo. Depois que pintaram, então, ficou melhor ainda”.

Quem tem opinião semelhante é Fábio Schmitt, dono de uma estética automotiva localizada nas imediações da rua Sete de Setembro. “Mudou pra melhor. A calçada era toda quebrada. Ficou tudo bom, tanto a calçada e o asfalto. Antes também era cheio de mato e agora não tem mais isso. Está bem organizado. Estamos satisfeitos”, comenta.

Não muito longe dali, uma das maiores obras de macrodrenagem já realizadas no município de Brusque continua a mudar a vida da população do bairro Nova Brasília. Após terem sofrido por diversas oportunidades com cheias que chegaram a bater os dois metros de altura, o completo sistema de galerias e tubulações promete fazer isso ser coisa do passado.

“Evidentemente que tem os transtornos. Mas é pra melhoria? É pra não se incomodar mais? Beleza, show de bola. A gente entende isso. Estou satisfeito. Nesta última chuva, em outros tempos, já teria enchido a esquina, e desta vez não encheu”, ressalta Laércio Vogel, proprietário de uma oficina mecânica. “A gente apenas lamenta e acha um absurdo a demora, porque dificulta o acesso do cliente aqui no nosso negócio”, frisa.

A Prefeitura esclarece, ainda, que as obras do PAC Nova Brasília começaram em 2012. Desde então, ocorreram várias paralisações por erros na execução dos serviços e trocas de empresas. O atual governo se comprometeu com a comunidade em refazer o projeto e, por conta disso, o serviço finalmente está entrando na fase de conclusão.

Dúvidas ou Sugestões

Ibprev alerta para prazo final para o Censo 2018

O Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev) alerta aos servidores que ainda não atualizaram seus dados no Censo sobre os últimos dias para o recadastramento. Segundo o diretor-presidente do Ibprev, Dagomar Carneiro, até o momento a Agenda Assessoria, empresa contratada para o Censo, tem realizado uma média de 180 recadastramentos diários. Cerca de 90% dos servidores, ativos, inativos e pensionistas, já fizeram o agendamento. Do montante de...
Continuar lendo...

Professora da UNIFEBE lança livro sobre a história de Brusque neste sábado

Uma obra que desperta o interesse de diversos públicos, e que serve como subsídio para o ensino da história regional. Assim pode ser definido o livro “Brusque - os 60 e 160: Elementos da nossa história”, que será lançado pela professora da UNIFEBE, Rosemari Glatz, neste sábado, 8 de dezembro, às 17h, no Espaço de Memória Cônsul Carlos Renaux/Villa Renaux.    A obra, dividida em capítulos,...
Continuar lendo...

Academias de Saúde em Brusque realizam confraternização

Aproximadamente 40 pessoas dentre usuários, profissionais e representantes do governo municipal, participaram, durante a terça-feira (4), da confraternização de encerramento das atividades das Academias de Saúde em 2018. Durante todo o ano, as ações ocorreram em diversos polos espalhados por Brusque, realizadas sempre em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santa Luzia, Cedrinho e Águas Claras. O encerramento...
Continuar lendo...