Pelznickelplatz abrirá nos próximos dois fins de semana

Os “Papais Noel do Mato” mais uma vez também abrem sua casa para receber os visitantes.  A partir do dia 7, das 19h às 23h, a Pelznickelplatz na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes poderá ser desbravada em seus diversos ambientes. Haverá um espaço para as crianças escreverem suas cartas para o Papai Noel e para os adultos lerem e adotarem uma cartinha, caso queiram. Não irá faltar o São Nicolau, a Christkindl, entre outros personagens. Ao lado, a Minicidade também pode ser visitada e lembranças do município poderão ser adquiridas no local.

O Pelznickel é uma herança germânica preservada em Guabiruba pela Sociedade do Pelznickel, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal para a realização da Pelznickelplatz. O presidente da Sociedade, Fabiano Siegel, confidencia que terá novidades na casa em 2018, inclusive está sendo preparado um espaço para as pessoas poderem sentar e ficar mais tempo nas imediações da Pelznickelplatz. Ele também reforça o convite aos moradores de Guabiruba. “Fizemos uma pesquisa e verificamos que 85% dos visitantes são pessoas que residem em outros municípios. Então convidamos a população da cidade a participar”.

Siegel diz que o Pelznickel é a verdadeira tradição da cidade e que é uma atração que movimenta o turismo guabirubense. “É passado de uma geração para outra e a Sociedade serve para preservar essa tradição e mostrar o que Guabiruba tem de bonito. As pessoas vêm para cá ver o Pelznickel e acabam conhecendo outros aspectos da cidade”, enaltece.

Para o diretor de Turismo, Andrei Muller, o Pelznickel é cada vez mais um elemento essencial na cultura e no turismo da cidade. Ele destaca que a visão do turismo de Guabiruba objetiva “ser reconhecida nacionalmente até 2025, como a terra do Pelznickel” e que várias medidas estão sendo tomadas com essa finalidade. “Neste ano, a Diretoria de Turismo vem implantando placas de sinalização turística indicando a Pelznickelplatz, estas placas estão sendo colocadas em todos os pontos estratégicos da cidade. Além disso, estamos buscando realizar uma pesquisa de satisfação com os visitantes da Pelznickelplatz, já que a maioria das pessoas vem de outras cidades. No ano passado o evento atraiu em torno de 15 mil pessoas”, ressalta ele, frisando que a visão foi escolhida durante as reuniões com a comunidade para elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

No dia 6 os Pelznickels desfilarão no Centro de Guabiruba, já no dia 24, véspera de Natal, eles passarão por todos os bairros da cidade. Os desfiles, bem como a Pelznickelplatz é um dos eventos que integram a programação do Natal Mágico 2018.

Dúvidas ou Sugestões

Homem armado é morto por PM de folga após confusão banal

A Polícia Militar divulgou uma nota à imprensa confirmando que um homem foi morto, na madrugada de sexta-feira (22), após uma confusão em uma lanchonete em Balneário Camboriú. O homem foi morto por um policial militar de folga que tentou desarma-lo, impedindo que ele atirasse em desafetos em uma briga banal. O fato ocorreu no Centro,  próximo a Barra Sul. O policial do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) atirou para...
Continuar lendo...

Feto é encontrado morto em vaso sanitário em Hospital de Canelinha

Um fato perturbador ocorreu em Canelinha na manhã de domingo (20) quando um feto foi encontrado morto dentro do vaso sanitário da Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha. Quem encontrou o feto foi uma funcionária no momento em que realizava a limpeza do local. A notícia logo chegou ao conhecimento da diretora da Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha, Vanderléia Rosa.  A diretora informou a Polícia Militar que...
Continuar lendo...

Prefeitura de Brusque realiza a 1ª Ação Pop

Profissionais da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque promoveram nesta segunda-feira (15) a 1ª Ação Pop. O evento foi realizado no Centro de Referência Especializado para População de Rua, o Centro Pop, e contou com diversos serviços oferecidos gratuitamente ao público alvo, entre eles corte de cabelo, orientação sobre saúde bucal, dicas para o mercado de trabalho, entrega de kits de...
Continuar lendo...