Pelznickelplatz abrirá nos próximos dois fins de semana

Os “Papais Noel do Mato” mais uma vez também abrem sua casa para receber os visitantes.  A partir do dia 7, das 19h às 23h, a Pelznickelplatz na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes poderá ser desbravada em seus diversos ambientes. Haverá um espaço para as crianças escreverem suas cartas para o Papai Noel e para os adultos lerem e adotarem uma cartinha, caso queiram. Não irá faltar o São Nicolau, a Christkindl, entre outros personagens. Ao lado, a Minicidade também pode ser visitada e lembranças do município poderão ser adquiridas no local.

O Pelznickel é uma herança germânica preservada em Guabiruba pela Sociedade do Pelznickel, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal para a realização da Pelznickelplatz. O presidente da Sociedade, Fabiano Siegel, confidencia que terá novidades na casa em 2018, inclusive está sendo preparado um espaço para as pessoas poderem sentar e ficar mais tempo nas imediações da Pelznickelplatz. Ele também reforça o convite aos moradores de Guabiruba. “Fizemos uma pesquisa e verificamos que 85% dos visitantes são pessoas que residem em outros municípios. Então convidamos a população da cidade a participar”.

Siegel diz que o Pelznickel é a verdadeira tradição da cidade e que é uma atração que movimenta o turismo guabirubense. “É passado de uma geração para outra e a Sociedade serve para preservar essa tradição e mostrar o que Guabiruba tem de bonito. As pessoas vêm para cá ver o Pelznickel e acabam conhecendo outros aspectos da cidade”, enaltece.

Para o diretor de Turismo, Andrei Muller, o Pelznickel é cada vez mais um elemento essencial na cultura e no turismo da cidade. Ele destaca que a visão do turismo de Guabiruba objetiva “ser reconhecida nacionalmente até 2025, como a terra do Pelznickel” e que várias medidas estão sendo tomadas com essa finalidade. “Neste ano, a Diretoria de Turismo vem implantando placas de sinalização turística indicando a Pelznickelplatz, estas placas estão sendo colocadas em todos os pontos estratégicos da cidade. Além disso, estamos buscando realizar uma pesquisa de satisfação com os visitantes da Pelznickelplatz, já que a maioria das pessoas vem de outras cidades. No ano passado o evento atraiu em torno de 15 mil pessoas”, ressalta ele, frisando que a visão foi escolhida durante as reuniões com a comunidade para elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

No dia 6 os Pelznickels desfilarão no Centro de Guabiruba, já no dia 24, véspera de Natal, eles passarão por todos os bairros da cidade. Os desfiles, bem como a Pelznickelplatz é um dos eventos que integram a programação do Natal Mágico 2018.

Dúvidas ou Sugestões