Ópera Negra Viva Zumbi celebra Dia da Consciência Negra

Na próxima terça-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra. Para comemorar a data, o projeto "Coletivo dos Artistas Populares Unidos Em Rede Ativa" (Capuera) promove a Ópera Negra - Viva Zumbi. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Brusque.

A apresentação reúne diversos artistas e envolve diferentes artes, como música, lutas, dança. O evento inicia às 20 horas, no teatro do Instituto Federal Catarinense. A entrada é gratuita.

O projeto Capuera propõe a reunião do coletivo de agentes culturais, artistas diversos e expressões heterogêneas em um mesmo espaço de criação para a formação, produção e fruição de um espetáculo teatral inédito, retratando aspectos da epopeia da diáspora africana até os dias atuais e suas contribuições para a formação da cultura brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. A data é um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Dúvidas ou Sugestões