Câmara de Guabiruba teve sessão nesta teça-feira

Na noite de terça-feira (6), aconteceu a primeira sessão ordinária de novembro na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presídios pelo vereador Cristino Kormann (PP). Na oportunidade foram aprovados três projetos de lei e quatro foram baixados para suas respectivas comissões.

O vereador Haliton Teodoro Kormann (MDB) no espaço da palavra livre cobrou da prefeitura a realização de uma “força tarefa” para o conserto e manutenção de diversos problemas em pavimentações de lajotas no município. Da mesma forma solicitou a realização de limpeza nas bocas de lobo de vias principais e segundarias. Para o parlamentar esse tipo de trabalho não precisa de um grande aparato de maquinários, mas sim, funcionários e boa vontade. 

Foi aprovado na sessão um Projeto de Lei, que amplia vagas para cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal do município, principalmente para o setor de fiscalização. O vereador Godo Westarb Neto (DEM) foi o único vereador a votar contra as contratações.

Segundo o parlamentar já existem 695 servidores dentro do quadro de funcionários e nos tempos atuais é necessário cortar custos e não aumentar. Uma solução seria o remanejamento de servidores de áreas menos importantes para ocupação dos cargos propostos.

O vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) líder de governo, também discorreu sobre o projeto que cria cargos de provimento no quadro de pessoal do município. O parlamentar informou que é exigência do Tribunal de Contas a contratação de um profissional para realização do controle interno, da mesma foram é fundamental profissionais de fiscalização para que o município consiga produzir receita.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2018do Executivo, que "ALTERA A EXTENSÃO E O GABARITO DA RUA JOSÉ PEDRO WUST, DENOMINADA PELA LEI N° 1.146/09".

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 25/2018do Executivo, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2019".

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 26/2018do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social o Projeto de Lei Ordinária nº 27/2018do Executivo, que "DISPÕE SOBRE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO SUSTENTÁVEL - PDITS, DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2018do Executivo, que "INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO DE GUABIRUBA (FUMTURG), VINCULADO À SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO DE GUABIRUBA".

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 02/2018 de autoria do Vereador FELIPE EILERT DOS SANTOS, que "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL A “ASSOCIAÇÃO PROTEGENDO OS ANIMAIS COM TODO O AMOR" (PATA), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em primeira votação com o voto contrário do vereador Godo Westarb e abstenção do vereador Haliton Koramnn o Projeto de Lei Complementar nº 004/2018, que "AMPLIA VAGAS PARA CARGOS DE PROVIEMENTO EFETIVO NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO". Aprovados os pareceres colocar o projeto em primeira discussão e votação.

Dúvidas ou Sugestões

Nove cursos da Unifebe estão entre os melhores do país

Nove cursos da Unifebe foram classificados entre os melhores do país em avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. A lista foi publicada juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, no Guia do Estudante Profissões, Vestibular 2019. Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Licenciatura) receberam quatro estrelas do guia. Arquitetura e Urbanismo, Design de...
Continuar lendo...

Mandado de apreensão estava expedido há mais de quatro anos

Policiais militares localizaram um homem que estava com mandado de prisão em aberto após tentarem abordá-lo. O rapaz, de 21 anos, trafegava pelo Bairro Limoeiro a bordo de uma motocicleta no final da tarde de sábado (10) e não obedeceu à ordem de parada. De acordo com a Polícia Militar, o motociclista tentou fugir. Os PMs perceberam a atitude suspeita e decidiram verificar a situação do mesmo. Metros adiante, o homem foi detido....
Continuar lendo...

Pelznickelplatz abrirá nos próximos dois fins de semana

Os “Papais Noel do Mato” mais uma vez também abrem sua casa para receber os visitantes.  A partir do dia 7, das 19h às 23h, a Pelznickelplatz na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes poderá ser desbravada em seus diversos ambientes. Haverá um espaço para as crianças escreverem suas cartas para o Papai Noel e para os adultos lerem e adotarem uma cartinha, caso queiram. Não irá faltar o São Nicolau,...
Continuar lendo...