AGIR divulga consulta pública na sessão da Câmara

A sessão desta terça-feira (6) da Câmara Municipal de Brusque foi marcada pela presença do gerente de controle, regulação e fiscalização da Agência Intermunicipal de Regulação (Agir), Daniel Narzeti. Ele esteve no Legisaltivo para falar a respeito de uma normativa para consulta pública sobre esgotamento sanitário e indicadores de abastecimento de água. A explanação não durou mais de cinco minutos.

Segundo Narzeti, a intenção é fazer com que a comunidade e os gestores opinem acerca do tema. São normas que os municípios terão de seguir, ao mesmo tempo em que aponta como cada indicador será construído.

"São 23 indicadores, que fazem um diagnóstico do serviço de água e esgoto sanitário em cada município que a Agir faz a regulação. Esses indicadores são do Sistema Nacional de Informações do Saneamento Básico, do Ministério das Cidades", explicou ele.

Ainda segundo ele, atualmente, o sistema que coleta as informações acerca dos dois serviços leva até um ano e meio para deixá-las públicas, ou seja, ao conhecimento da sociedade. A intenção é reduzir esse tempo, para que a mesma sociedade, civil organizada, possa fiscalizar os dados. 

"Estamos em 2018 e os dados são de 2016. Em 2019 já queremos ter os dados de 2018", prosseguiu.

A consulta pública pode ser acessada na internet, no site da agência, que é o www.agir.sc.gov.br. Na página é possível verificar todo o trabalho feito pela Agir em cada cidade, desde as visitas técnicas até estudos mais aprofundados.

Outros assuntos

Com pauta bastante enxuta, a sessão desta terça-feira do Legislativo foi rápida. Em menos de duas horas, os vereadores encerraram a reunião. As aprovações se concentraram nos projetos em segunda análise, que já receberam aval na sessão anterior. 

Além disso, na tribuna os vereadores se dedicaram a assuntos como elogios ao resultado das urnas em outubro, bem como críticas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova foi aplicada no último domingo (4) e seguem no próximo, dia 11.

Dúvidas ou Sugestões

TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro e Luciano Hang

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou hoje (4) maioria de cinco votos para rejeitar o pedido protocolado pelo PT para cassar a candidatura do presidente eleito Jair Bolsonaro. Apesar do placar, um pedido de vista do ministro Edson Fachin suspendeu o julgamento. Até o momento, votaram os ministros Jorge Mussi, relator do caso, e os ministros Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Luís Roberto Barroso. Faltam os votos de Fachin e da presidente, Rosa Weber....
Continuar lendo...

Mulher fica ferida após acidente em Guabiruba

Na tarde desta segunda-feira (26) no bairro Guabiruba Sul, em Guabiruba, aconteceu uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão FORD 816, placas de Guabiruba, conduzido por um homem de 28 anos, que nada sofreu. Já a condutora da motocicleta HONDA BIZ 125, placas de Guabiruba, de 23 anos, apresentava dores no joelho esquerdo mais escoriações no pé direito e na cabeça. A jovem recebeu atendimento e  imobilizada e após conduzida ao...
Continuar lendo...

Jovem baleado na testa morre após ficar dois dias internado

Morreu na tarde desta segunda-feira (26) o jovem Ian Fernandes Faria Nascimento, 19 anos, que levou um tiro na testa, sábado (24), por volta das 16h, na rua Cristiano Haubertz, bairro Holstein, em Guabiruba. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Azambuja, mas não resistiu aos ferimentos.  O caso complexo teve três versões e a Polícia Civil, através do delegado Alex Bonfim Reis, ainda trabalha no caso. A...
Continuar lendo...