Balanço contábil e de produção da Secretaria de Saúde foi apresentado em audiência pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque realizou, durante o fim de tarde desta segunda-feira (5), a apresentação do balanço contábil e de produção do segundo e penúltimo quadrimestre de 2018. 

A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, contando com explanações do secretário de Saúde, Humberto Fornari, da enfermeira Doris Archer e, também, da contadora da pasta, Cristina Thom.

Conforme Fornari, um dos principais pontos que devem ser observados pela população é o cumprimento de algumas metas estabelecidas para o ano de 2018. Dentre elas, o número de cirurgias eletivas realizadas em Brusque. 

“Conseguimos alcançar acima da média dos últimos anos o número de procedimentos realizados”, comenta. “Ampliamos também o atendimento da odontologia. Vejo que também melhoramos o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem contar o número de exames, que passou de 17 mil neste mesmo período em 2017 para cerca de 35 mil exames mensais atualmente”.

O número de pacientes que faltam nos dias de seus exames agendados ainda preocupa o governo municipal. Em algumas especialidades, o índice chega a ser de 20%. Para o secretário Humberto, quando isso ocorre, o que era para ser um investimento na saúde da população acaba se tornando um gasto. 

“Quando a pessoa não vem, deixa outro esperando na fila por mais tempo, além de ser um desperdício de dinheiro do público”, frisa. 

0800

Apesar dos números ainda expressivos de faltas, Fornari acredita que no próximo quadrimestre, com a forte campanha de conscientização em torno do número para o desmarque de consultas (0800 323 0156), a situação tende a melhorar. 

“Essa campanha foi lançada neste mês. Acredito que a população, com o seu bom senso, vai nos ajudar neste sentido”, finaliza.

Para ter acesso aos relatórios completos do último quadrimestre, acesse https://goo.gl/bceGaU (contábil) ou https://goo.gl/L48DqE (produtividade).

Dúvidas ou Sugestões

Governo do Estado autoriza a pesca de arrasto artesanal no litoral catarinense

A pesca de arrasto no litoral catarinense está liberada a partir desta sexta-feira, 10. A autorização foi dada pelo Governo do Estado, em portaria publicada na sexta e traz uma série de exigências aos pescadores para se evitar a contaminação com o novo coronavírus.  Com a liberação da pesca de arrasto, está autorizada também a permanência de pescadores na praia. "A Portaria vem para disciplinar...
Continuar lendo...

Assistência Social entrega kits para 26 Clubes de Mães

A Secretaria de Assistência Social de Brusque entregou na tarde desta quarta-feira (10) kits patchwork para 26 clubes de mães de Brusque. O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque e contou com a presença do prefeito Jonas Paegle, o vice Ari Vequi e o secretário de Assistência Social Deivis da Silva, além de representantes de todos os clubes da cidade. Esta iniciativa faz parte do projeto Brusque-Bem-Me-Quer que contempla cinco...
Continuar lendo...

Hospital anuncia investimentos e ampliação da estrutura

Diretores e empresários apoiadores do hospital e Azambuja apresentaram esta manhã o projeto de ampliação da estrutura e serviços da unidade. O hospital vai passar por reformas, terá a construção de novos espaços, como recepção e leitos, bem como aquisição de equipamentos para os diversos setores que integram a casa hospitalar. De acordo com os empresários, cerca de R$ 5 milhões...
Continuar lendo...