Trabalhadores recebem curso de qualificação em Roçadeira e Microtratores

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ofereceu dois cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais. Um de operação e manutenção de roçadeiras e o outro de microtratores. As aulas ocorreram na sede da Associação de Desenvolvimento Rural (ADERG) da cidade.

Dez alunos participaram do treinamento com roçadeiras entre os dias 22 e 23 de outubro e 16 do curso para microtratores nos dias 24 e 25. Um desses alunos foi Alexandre Becker, que é autônomo. Becker diz que procurou o curso de roçadeira para qualificar-se. “É um curso que traz pra gente uma melhor visão. A partir dele estaremos mais preparados, principalmente na parte da segurança”, destaca. Já Otávio Wippel procurou o curso de microtrator para solucionar pequenos contratempos em casa sem precisar solicitar auxílios mecânicos externos. “Esse curso está nos capacitando a resolver problemas que acontecem em casa e que antes não sabíamos resolver sem chamar um profissional”, explica.

O curso possibilitou aulas práticas e teóricas. As de roçadeira foram ministradas pelo instrutor Leonardo de Ataíde, que comentou a atuação do SENAR no estado. “Esse curso é voltado para produtores rurais. Como o SENAR atende esse público, qualquer pessoa que tenha algum vínculo com a atividade rural pode participar. O SENAR oferece em Santa Catarina mais de 200 tipos de treinamento”, indica.

A realização dos cursos seguiu da entrega de certificados aos participantes.

Dúvidas ou Sugestões