Reunião define metas da força-tarefa de psicólogos e assistentes sociais

Uma reunião realizada domingo (30), na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, definiu as principais ações a serem desempenhadas pelos psicólogos e assistentes sociais diante do cenário de desastre. Sob a coordenação da psicóloga e assistente social da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Daniela Lopes, membros dos Conselhos Regional de Psicologia e de Assistência Social e também representantes da ONG Save the Children (Salvem as Crianças) deram um panorama de como se encontra a situação dos abrigos atualmente.

Já existem psicólogos trabalhando com as pessoas atingidas pelas chuvas, como no caso de Blumenau, que conta com a colaboração de 40 profissionais que se dividem pelos 60 abrigos existentes na cidade.

"O ambiente de um abrigo pode gerar muito estresse para as pessoas e isso precisa ser trabalhado. Além disso eles precisam de orientação para retomarem suas vidas, e tudo isso precisa de orientação psicológica especializada", afirma Daniela Lopes.

Além dessas ações, a força-tarefa pretende ter como prioridade tornar o abrigo um ambiente o mais agradável possível para as crianças, com áreas de recreação e atividades que possam trabalhar o psicológico delas.


Daniela lembra também que é fundamental o trabalho psicológico na parte de informação da real situação às pessoas e que, aquelas que se recusarem a sair de casa ou a permanecerem nos abrigos, sejam obrigadas a fazê-lo. "Um dia de sol pode ser perigoso porque as pessoas acham que já podem voltar para suas casas e acabam, às vezes, sendo atingidas", comenta ela.

Dúvidas ou Sugestões

“Fui pego de surpresa”, afirma Olavo Laranjeiras após ser comunicado de sua exoneração

Na tarde desta quarta-feira (26) o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Olavo Laranjeiras Telles foi exonerado do cargo. A Rádio Cidade conversou com ele sobre a situação. Conforme Laranjeiras ele foi pego de surpresa e lamentou o fato, principalmente no que se refere ao planejamento da Fundação. Ele explica que foi chamado no gabinete e recebeu a notícia. “Fui convidado a comparecer na Prefeitura e chegando...
Continuar lendo...

Eleitor que não votou este ano tem até dezembro para se justificar

Para quem não votou, no 1º turno, tem até o dia 4 de dezembro para se justificar. Já aqueles que não votaram, no 2º turno, têm até o dia 26 de dezembro. Se o eleitor não votou em nenhum dos turnos deve justificar a ausência, separadamente. Para regulamentar a situação, o eleitor precisa preencher um requerimento de justificativa eleitoral, disponível no site do TRE e levá-lo ao Cartório...
Continuar lendo...

Pingo deve promover estreia de André Luis no gol contra o Tubarão

Com várias dúvidas por conta de lesão, o Brusque terá ao menos uma grande novidade para o jogo contra o Tubarão nesta quinta-feira (22), no Estádio Augusto Bauer. Para as últimas quatro partidas do Catarinense, o goleiro titular do Brusque será André Luis, que ocupou a reserva de Dida durante todo o torneio. Segundo o treinador, o arqueiro que veio do Remo tem treinado bem, e merece uma chance entre os titulares na reta final do...
Continuar lendo...