"Não pague o pato, confie em quem apura o fato"

A propagação de notícias falsas na internet, as chamadas fake news, tem se tornado um problema muito sério. E perigoso. Diante disso, a Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) está percorrendo o estado  com o intuito de alertar as pessoas sobre os perigos que chegam junto com essa prática.

A missão está a cargo do jornalista Marco Aurélio Gomes e de Luana Viganó, do setor de cadastros da associação. Os dois apresentam o pato Fakelino, simbolizando que o cidadão pode ser o maior prejudicado com a propagação das notícias falsas.

“Produzimos um folheto com dez dicas de como as pessoas podem identificar uma fake news, uma notícia falsa, e como não passar adiante. Quase todo dia recebemos aquela notícia pelo Whatsapp, Twitter, Integram ou Facebook e ela não é verdadeira, mas acabamos passando adiante”, destaca ele.

Não proliferar o boato, a mentira produzida propositalmente e a calúnia são alguns dos objetivos. Gomes afirma que o cidadão precisa checar o que recebe e uma forma é verificar se isso está divulgado em veículos que possuem a responsabilidade como linha de conduta de seus trabalhos.

“São os veículos como a Rádio Cidade que levam a  informação séria, checada e com verdade”, pontua.

O slogan da campanha é “Não pague o pato, confie em quem apura o fato!”. O conteúdo pode ser acessado no site www.acaert.com.br.

Dúvidas ou Sugestões

Homem está desaparecido em Brusque

Um homem de 30 anos está desaparecido desde 4 de outubro, a família é que registrou a ocorrência na Delegacia de Policia, trata-se de Jarbas Maciel Cordeiro da Silva (30). Parentes relataram que Jarbas é morador do bairro Steffen em Brusque, e saiu por volta das 21 horas do dia 4 de outubro para ir a igreja e até então não retornou, e nem entrou em contato. As informações  são que Jarbas estava com a...
Continuar lendo...

Bombeiros socorrem motociclista após choque frontal no Limoeiro

Um motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Brusque, na noite deste sábado (8), por volta das 20h35, após um choque frontal registrado na rua Itajaí, próximo da divisa entre Brusque e Itajaí. Ele pilotava uma motocicleta Honda CG 125, de cor vermelha, placa de Brusque e colidiu contra um Ford Ka de cor branca, placa de Brusque.  Carlos Alberto Martins, 46 anos, condutor do automóvel, relatou que seguia no sentido ao centro de...
Continuar lendo...

Policia Civil identifica homem acusado de furto em escola do centro

A Polícia Civil, através do Setor de Investigação e Capturas (SIC), concluiu nesta terça-feira (8), a investigação do furto em uma escola de ballet no Centro de Brusque, ocorrido em novembro de 2018. Conforme apurado pelo SIC, o homem de 37 anos, arrombou uma das portas que dá acesso ao estabelecimento e subtraiu aproximadamente R$200,00. Em seguida o acusado fugiu para sua residência, também situada na região...
Continuar lendo...