Cerca de 50 pessoas com deficiência atuam em empresas da cidade

Para celebrar a passagem do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o Sesi de Brusque realizou na manhã desta sexta-feira (21), em uma empresa da cidade, uma apresentação feita para pessoas que estão neste grupo. A intenção é lembrar a importância das ações de inclusão na sociedade, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho.

A consultora em inclusão do Sesi, Thais Tavares Pompeo, comenta que apesar da campanhas, ações e da própria legislação, ainda há muita dificuldade de fazer com que essas pessoas sejam, de fato, inseridas.

“Por isso, quando chegamos em uma empresa com tantas pessoas com deficiência e que valoriza esses talentos é muito emocionante”, pontua ela.

Segundo ela, a resistência existe porque muitos guarda preconceito sobre a capacidade dos portadores de deficiência, como se estes não tivessem condições de desempenhar atividades em relação a uma pessoa sem a mesma limitação física.

“Isso não é verdade. Dentro do Sesi, trabalhamos de maneira forte que são diferenças. São características diferentes apenas não, necessariamente,  que a pessoa vai ser menos produtiva.  Isso vai depender, lógico, da condição da pessoa e do quanto ela estará preparada para o trabalho, bem como do posto de trabalho que a empresa precisa entregar a ela”, destaca.

Segundo os dados da equipe do Sesi, atualmente, em Brusque, há em torno de 50 pessoas portadoras de deficiência que atuam em empresas da cidade.

Dúvidas ou Sugestões