Erradicação do trabalho infantil é discutida na Câmara de Guabiruba

Na sessão desta terça-feira (18) da Câmara de Vereadores de Guabiruba, a questão do trabalho infantil, que será abordada em uma capacitação realizada pela prefeitura, foi discutida na tribuna. O vereador Haliton Kormann abordou o assunto e apontou seus motivos para apoiar que adolescentes de 14 a 16 anos possam trabalhar sem qualquer problema.

De acordo com ele, uma pessoa nessa idade não poder trabalhar é algo lamentável. Haliton citou que a grande maioria dos moradores de Guabiruba trabalharam na roça quando tinham essa idade, e com isso ganharam responsabilidade e amadureceram como pessoa. Segundo ele, os números do IBGE para o município podem refletir uma realidade de algo irregular que não existe.

Muitos pais se orgulham de dizer que o filho trabalha, segundo a fala do vereador. Ele mesmo citou sua experiência de juntar dinheiro quando mais novo, que era fruto de seu trabalho. Haliton também argumentou falando que jovens entre 14 e 16 anos muitas vezes chegam de manhã cedo após festas, mas não podem trabalhar, ainda menos em situações como a do terceiro turno.

Já o vereador Godo Westarb fez indicações de pavimentação em ruas cujas lajotas já estão desgastadas, principalmente pelo movimento de caminhões. Na visão do vereador, esse tipo de obra é algo que não precisa ser reclamado, mas que deveria ser tratado ao longo do ano.

Ele também aproveitou para parabenizar a equipe de karatê de Guabiruba, que trouxe uma medalha dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Caçador. Godo lembrou que constantemente o bom trabalho desenvolvido é premiado e mencionado na Câmara de Vereadores. A próxima sessão legislativa ocorre na próxima terça-feira (25), no horário de 19h.

Dúvidas ou Sugestões