Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação de SC palestra na UNIFEBE

Perspectivas da Educação e do Mercado de Trabalho no século XXI foi o tema da palestra ministrada pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Alexandre André dos Santos, na noite de quarta-feira, 12 de setembro, na UNIFEBE.

Santos, que também é ex-diretor de avaliação de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2012 a 2016, destaca que inovação e educação são temas muito relevantes e precisam estar interligados ao processo de transformação. Ele lembra que os recentes resultados da Educação Básica do Brasil não são o que se almeja e que é necessário transformar estes resultados, e por isso a inovação é imprescindível.

— Se continuarmos fazendo as mesmas coisas os resultados serão os mesmos. Precisamos incorporar um processo mais vigoroso de inovação e olhar para esse mundo cada vez mais tecnológico para saber quais serão os drivers que colaboram para entendermos esse futuro e respondermos aos desafios do século XXI — salienta.

O diretor ainda explica que as megatendências ajudam a entender esse futuro. Segundo ele, hoje existe um processo de mudança demográfica muito forte, de incorporação de novas tecnologias, um processo de globalização cada vez mais acentuado com características diferenciadas, um mundo mais multipolar.

— Entender as fortes mudanças pelos quais o planeta vai passar é essencial para ajustar o rumo das nossas vidas e da educação que está inerente a tudo isso — ressalta.

Possibilidades

Santos, que esteve pela primeira vez na UNIFEBE, na oportunidade ainda se reuniu com o reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy e conheceu algumas iniciativas da Instituição.

— É um campus grande e importante, como são os campis do Sistema Acafe, um sistema muito vigoroso, com muitas possibilidades e que tem a participação da comunidade — enfatiza.

Para o reitor da UNIFEBE foi um privilégio receber a visita de Santos e ouvir sua palestra.

— É um profissional com muita experiência que veio tratar sobre a inovação na educação e foi uma fala de extrema importância, já que apresenta as megatendências para os próximos anos e compara com a nossa realidade em termos de país. Ficamos muito contentes por recebê-lo e debatermos assuntos tão contemporâneos — ressalta.

Dúvidas ou Sugestões

Fundema participa de evento na Alemanha

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, está em Nuremberg, na Alemanha, para a segunda Conferência das Parcerias Municipais com a América Latina e o Caribe. Também participa do evento, a representante da Unifebe, Ana Paula Bonatelli. A conferência, que encerra nesta quarta-feira (31), tem por objetivos a promoção da cooperação de municípios na Alemanha e nos...
Continuar lendo...

Chuva ocasiona prejuízo de R$ 500 mil em empresa de São João Batista

Ontem, quinta-feira (31) na cidade de São João Batista uma empresa teve prejuízos de grande monta por causa da chuva que caiu sobre a cidade acompanhada de fortes ventos. De acordo com o responsável da empresa JJ Palmilhas, localizada na SC-410, os prejuízos ultrapassam a soma dos R$ 500 mil. A força do vento chegou a arrancar partes do telhado da empresa, danificando assim parte do maquinário, bem como outros objetos como matéria...
Continuar lendo...

Dia do Empreendedor Individual marcado por atividades

Na última sexta-feira (05) uma agenda de atividades em comemoração ao Dia do Empreendedor foi realizada em Guabiruba. O estacionamento e o salão nobre da prefeitura foram palcos de palestras e barracas com empresas parceiras da Sala do Empreendedor, que mudou da Casa da Cidadania para a Prefeitura, junto ao Setor de Tributação, com a intenção de centralizar o atendimento ao cidadão. Uma das atividades foi a oficina...
Continuar lendo...