Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação de SC palestra na UNIFEBE

Perspectivas da Educação e do Mercado de Trabalho no século XXI foi o tema da palestra ministrada pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Alexandre André dos Santos, na noite de quarta-feira, 12 de setembro, na UNIFEBE.

Santos, que também é ex-diretor de avaliação de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2012 a 2016, destaca que inovação e educação são temas muito relevantes e precisam estar interligados ao processo de transformação. Ele lembra que os recentes resultados da Educação Básica do Brasil não são o que se almeja e que é necessário transformar estes resultados, e por isso a inovação é imprescindível.

— Se continuarmos fazendo as mesmas coisas os resultados serão os mesmos. Precisamos incorporar um processo mais vigoroso de inovação e olhar para esse mundo cada vez mais tecnológico para saber quais serão os drivers que colaboram para entendermos esse futuro e respondermos aos desafios do século XXI — salienta.

O diretor ainda explica que as megatendências ajudam a entender esse futuro. Segundo ele, hoje existe um processo de mudança demográfica muito forte, de incorporação de novas tecnologias, um processo de globalização cada vez mais acentuado com características diferenciadas, um mundo mais multipolar.

— Entender as fortes mudanças pelos quais o planeta vai passar é essencial para ajustar o rumo das nossas vidas e da educação que está inerente a tudo isso — ressalta.

Possibilidades

Santos, que esteve pela primeira vez na UNIFEBE, na oportunidade ainda se reuniu com o reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy e conheceu algumas iniciativas da Instituição.

— É um campus grande e importante, como são os campis do Sistema Acafe, um sistema muito vigoroso, com muitas possibilidades e que tem a participação da comunidade — enfatiza.

Para o reitor da UNIFEBE foi um privilégio receber a visita de Santos e ouvir sua palestra.

— É um profissional com muita experiência que veio tratar sobre a inovação na educação e foi uma fala de extrema importância, já que apresenta as megatendências para os próximos anos e compara com a nossa realidade em termos de país. Ficamos muito contentes por recebê-lo e debatermos assuntos tão contemporâneos — ressalta.

Dúvidas ou Sugestões

Após atropelar ciclista veículo foge do local

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira (03) por volta das 10h28 no bairro Dom Joaquim, na Luiz Morelli. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Brusque, um ciclista de 23 anos foi atropelado por um veículo que não prestou socorro à vítima e evadiu-se do local. O ciclista relatou aos agentes que um veículo teria invadido a pista contrária vindo atropelá-lo. A vítima estava com suspeita de fratura no...
Continuar lendo...

Macaco hidráulico escapa e atinge a face de mecânico

O Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado por volta das 17h desta terça-feira (19) para atender uma ocorrência de acidente de trabalho, na rodovia Antônio Heil, bairro Nova Brasília.  No local, um homem de 38 anos de idade foi atingido por um macaco hidráulico na face quando trabalhava consertando um caminhão. A vítima foi encontrada sentada, consciente e orientada, sinais vitais estáveis e apresentava um corte contuso na face, no...
Continuar lendo...

Torcida brusquense coloca faixas no CT em apoio ao Bruscão

Na semana em que o Brusque FC decide a Copa SC, a torcida mais uma vez mostrou seu apoio ao clube em um momento decisivo da competição. Já na segunda-feira (19), torcedores da Torcida Força Independente foram ao CT e colocaram faixas de motivação aos atletas, que no domingo (25) fazem o segundo jogo da final da Copinha diante do Hercílio Luz. O time treinou no local na terça-feira e volta a fazer uma atividade no CT a partir das 9h...
Continuar lendo...