Contribuinte que está no 3º lote do IR 2018 recebe hoje

O crédito bancário para mais de 2,8 milhões de contribuintes, contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2018, será feito hoje (15). A consulta foi aberta no último dia 8. O lote inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 3,6 bilhões. Desse total, R$ 342,9 milhões são destinados a contribuintes com prioridade: 5.493 idosos acima de 80 anos, 43.345 entre 60 e 79 anos, 7.913 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 77.492 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativos para tablets e smartphones para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com eles, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da declaração do IR.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Dúvidas ou Sugestões

Jones Bosio é condenado por fraude em licitações

O ex-Secretário Regional de Brusque, Jones Bosio e o proprietário da Múltiplos, Everson Clemente foram condenados na tarde desta quarta-feira (27) a prisão em regime semiaberto. A decisão de condenação foi apresentada pelo juiz Edemar Leopoldo  Schlösser, que condenou também Murilo Cecconello, André Eduardo Bencz de Camargo e Eduardo Jorge. A decisão de condenação saiu do resultado da...
Continuar lendo...

Cinco ficam feridos após baterem de carro contra poste

Cinco pessoas ficaram feridas após o carro em que estava sair da pista e bater contra um poste esta madrugada em Brusque. O acidente aconteceu por volta de 04h20, na Rua Luiz Gonzaga Werner, Bairro Santa Terezinha, proximidades do Clube Santos Dumont. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência junto com a equipe do Samu, quatro das vítimas estavam fora do carro quando as ambulâncias chegaram ao local. Uma delas permanecia presa nas ferragens e foi...
Continuar lendo...

PM socorre e salva homem que tentou tirar a própria vida

O Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) recebeu, neste domingo (17) uma mensagem, via chat no site da Polícia Militar, de um cidadão que escreveu uma mensagem anunciando que iria cometer suicídio e em seguida finalizou a conversa. Uma guarnição da PM foi até a residência, sendo atendida por um membro da família do mesmo. Em seguida acompanhada pela guarnição, a senhora se dirigiu a casa...
Continuar lendo...