Contribuinte que está no 3º lote do IR 2018 recebe hoje

O crédito bancário para mais de 2,8 milhões de contribuintes, contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2018, será feito hoje (15). A consulta foi aberta no último dia 8. O lote inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 3,6 bilhões. Desse total, R$ 342,9 milhões são destinados a contribuintes com prioridade: 5.493 idosos acima de 80 anos, 43.345 entre 60 e 79 anos, 7.913 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 77.492 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativos para tablets e smartphones para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com eles, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da declaração do IR.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Dúvidas ou Sugestões

Idosa morre ao bater com o carro na contramão da BR-101

Uma idosa de 80 anos morreu na manhã desta quarta-feira (24), após o carro que ela dirigia transitar na contramão na BR-101, em Itajaí. Ela bateu de frente com um caminhão que estava utilizando a pista sentido norte da rodovia. Com o impacto o veículo Fiat/Siena pegou fogo. Ela chegou a ser conduzida para o hospital, mas morreu horas depois de dar entrada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal o acidente foi por volta das 2h. Ela...
Continuar lendo...

Inaugurada nova subestação da Celesc em Brusque

Empresários e industriais de Brusque e região comemoraram nesta sexta-feira (4) a inauguração da nova subestação da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Comemoração esta justificada porque a estrutura era antigo pleito da classe, devido à demanda de consumo crescente que vinha sendo registrada ao longo dos últimos anos. A inauguração teve a presença do governador do estado, Carlos...
Continuar lendo...

"Certamente, já para o ano que vem vamos iniciar essa obra"

A expectativa é de que em 2020 o Brusque Futebol Clube esteja jogando em seu estádio próprio. A afirmação foi feita pelo presidente do clube, Danilo Rezini, em entrevista à Rádio Cidade, durante o programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (12). Visita feita pelo empresário Luciano Hang, dono da Havan, maior patrocinadora do Brusque, no terreno da futura Vila Olímpica, colocou fogo no sonho. Atualmente, a...
Continuar lendo...