"O mais importante é ter uma equipe capacitada"

Com passagem por grandes empresas multinacionais na área de gestão e, atualmente, atuando como consultor e docente em mais de uma universidade pelo país, o professor-doutor Armando Terribilli Filho foi o palestrante em mais uma edição, a 19ª, do Almoço de Ideias da Associação Empresarial de Brusque (Acibr). Evento realizado nesta quinta-feira (9) na Sociedade Esportiva Bandeirante (SEB).

Sob o tema ‘O impacto da gestão de projetos para competitividade organizacional’, ele falou a um público de mais de cem pessoas, entre empresários, políticos e autoridades de diversos segmentos. O foco esteve em se saber quais caminhos para atingir a eficiência em um processo de organização coorporativa.

“Em primeiro lugar, você precisa ter claros quais são teus processos. Os processos devem ser padronizados, porque trazem qualidade, padronização, benefícios quanto a própria produtividade. Nos projetos você tem que ter critérios claros sobre quais vai selecionar. Nem sempre temos recursos para escolher todos os projetos. E o mais importante: ter uma equipe capacitada”, destacou ele.

Terribilli disse à Rádio Cidade que a filosofia de gestão eficiente pode ser aplicada tanto na iniciativa privada quanto na pública, embora a segunda tenha algumas particularidades.

“Sou professor de cursos de pós-graduação e percebo que se tenho em uma sala 40 alunos, provavelmente 38, 39 ou até 40 são da administração privada. Então, cabe à administração pública, também, rever os critérios de investimento na capacitação dos profissionais. Esse é um momento que vivemos a proximidade de eleições e penso que o gestor público tem que investir muito na capacitação de seus funcionários”.

O presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, frisou que a proposta do Almoço de Ideias tem surtido efeito, que é a de trazer temas de interesse da classe empresarial, sob a visão de especialistas no assunto. São assuntos  apresentados de forma rápida, mas com foco nas necessidade e na vivência empresarial.

“Sempre somos muito cobrados pelos nosso associados na questão da qualidade e isso temos atingido. (...) Estamos vendo que a questão da gestão tem impactado cada vez mais no dia a dia das empresas. Não existe mais quilo que se dizia antigamente, de que a empresa se toca sozinha. Isso não condiz mais com a realidade nossa dos dias atuais. A administração tem que ser dinâmica e a gestão tem que estar adaptada com ela”, frisou.

Dúvidas ou Sugestões

Vendeu PS4 através da internet e caiu no golpe do envelope vazio

Uma mulher de 42 anos de idade compareceu ao plantão da delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência em que foi vítima, por estelionato. O fato aconteceu nesta quarta-feira (20), por volta das 15h. Segundo a mulher declarou, seu filho colocou um anúncio de venda de um aparelho de videogame, PS4, no valor de R$ 1.300,00 através do site OLX. Um interessado entrou em contato e acertou que faria o depósito em uma conta. Ontem, o...
Continuar lendo...

Botuverá completa 57 anos neste domingo

A cidade de Botuverá comemora neste domingo (9) 57 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações acontecem desde sexta-feira (7), quando ocorreu a abertura da 27 Festa Bergamasca, no Pavilhão da Igreja São José, no Centro. A data de aniversário do município remete ao ano de 1962, quando neste dia foi instalado, oficialmente, o município de Botuverá, até então pertencente a Brusque. Processo que teve início pouco mais de um mês antes, quando em 7 de maio a...
Continuar lendo...

Vereador solicita melhorias no trevo da Pomerânia com Aymoré

Durante a noite desta terça-feira (23) foi realizado mais uma sessão na Câmara de Vereadores de Guabiruba, essa foi a última sessão do mês de outubro.  Cinco vereadores usaram o espaço da palavra livre e um projeto de lei foi aprovado em regime de urgência. Entre as principais colocações dos vereadores está do vereador Alôncio Schirmer que solicitou a aquisição de um equipamento para limpeza...
Continuar lendo...