Acibr e CDL fazem balanço da viagem à Alemanha

Entre os dias 16 a 23 de julho, representantes da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL ) integraram a comitiva brusquense e guabirubense que esteve na Alemanha, na região de Karlsruhe.  O objetivo da visita foi fortalecer os laços com entidades alemãs parceiras, bem como projetos já em execução com o Distrito de Karlsruhe (composto por 32 municípios) além de novas ações nas áreas de meio ambiente, mobilidade, indústria e comércio.

As comitivas contaram com a participação do presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, do vice-presidente da entidade, Ivan Luiz Tridapalli, e dos diretores da entidade, Amilton Luiz Cardoso e Günther Lother Pertschy, este último que também é reitor da Unifebe. O presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen, e o vice-presidente da entidade, Antônio Roberto Pacheco Francisco, também integraram o grupo.

Ao longo dos dias, os representantes das entidades participaram de diversas ações e reuniões, desde a visita a empresas nos mais variados setores, como de inovação tecnológica e energia (EnBW), desenvolvimento e gestão de softwares para mobilidade (PTV), desenvolvimento de tintas e revestimentos para comércio e indústrias (Geholit & Wiemer), até instituições de ensino, como a Universidade de Karlsruhe e a Escola Técnica Balthasar Neumann-School, além de sistemas municipais de tratamento de água e efluentes, como o de Karlsdorf-Neuthard.

Empresários do setor moveleiro e também do varejo, da área de supermercados tiveram a oportunidade de conhecer as realidades de empresas dos segmentos na região de Karlsruhe, entender o comportamento do mercado consumidor na Alemanha, e inspirar seus negócios no Brasil.

 Para o presidente da Acibr, a participação da entidade na comitiva à Alemanha e no estreitamento de laços e parcerias com instituições e empresas, foi extremamente positivo. “Conseguimos, nesse período, vários contatos com a área de comércio e indústrias, ligados à área de negócios e saímos daqui com duas propostas concretas: uma delas é a participação de empresas associadas à Acibr de Brusque, Guabiruba e Botuverá em uma feira têxtil, que será realizada no estado de Baden-Württenberg, em 2019; e também vários contatos para fomentarmos a relação comercial entre os países. E essa relação pode-se dar tanto na venda de produtos para a Alemanha, como na aquisição de máquinas por empresas brasileiras de qualquer setor, seja industrial, têxtil, metalmecânico, setor de alimentos, entre outros. Solicitamos negociações diferenciadas para os associados da Acibr, e estamos  trabalhando nesse sentido, além da área de qualificação”, comentou Habitzreuter.

 Pela primeira vez participando de uma Comitiva Brusquense em viagem à Alemanha ao Distrito de Karlsruhe, a CDL Brusque representou o varejo na oportunidade e também participou de diversos encontros e reuniões voltadas a estudos de mobilidade urbana que estão sendo realizados através de projetos em parceria com a Alemanha em prol do desenvolvimento de Brusque.

“Vimos como positiva a nossa participação, pois tivemos a oportunidade de, em duas empresas, discutir os sistemas de softwares da gestão dos estacionamentos rotativos na mobilidade urbana, semelhantes a nossa Área Azul. São sistemas que fazem o estudo de todo o tráfego, não só o estudo do estacionamento em si e foi uma oportunidade de entendermos um pouco mais todo esse contexto de plano de mobilidade, ligado ao comércio, varejo e a cidade como um todo, o que foi muito positivo”, comentou o presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen.

Dúvidas ou Sugestões