Comerciante reclama de falta de fiscalização de estabelecimentos em Guabiruba

Uma comerciante entrou em contato com a Rádio Cidade para reclamar da atuação da Vigilância em Saúde de Guabiruba, órgão também responsável pelo trabalho da fiscalização sanitária. A indignação da mulher era com a falta de fiscalização rotineira do órgão, apenas em casos de denúncias.

“A gente paga o alvará e eles não fazem vistoria nenhuma. Tem muitos mercados, barzinhos e lanchonetes onde a sujeira é grande”, reclama. De acordo com a comerciante, existe falta de vontade por parte dos funcionários do órgão em realizar a fiscalização.

Ela vai adiante, questionando a cobrança da taxa para emissão do alvará: “Se eles não fazem a vistoria no alvará, então não precisa cobrar taxa nenhuma, pois a taxa é para fiscalizar". A mulher afirmou que em seu caso, foram flagrados alguns produtos vencidos, mas que seriam trocados tranquilamente.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Guabiruba, Evandro Harasimow, afirmou que o baixo efetivo do setor impede uma fiscalização mais intensa, até porque outras atribuições também estão ligadas à coordenadoria:

“Nós temos um efetivo de dois fiscais e dois agentes de vigilância sanitária, além da demanda interna. Nossos fiscais atuam conforme a necessidade do município e o grau de risco, como manipulação de alimentos, por exemplo”. Evandro afirma que a saúde do trabalhador também é uma das funções atribuídas ao órgão.

De acordo com Evandro, a fiscalização normalmente termina com a orientação do proprietário do estabelecimento em torno das irregularidades encontradas, tirando uma imagem de punição que é costumeira na presença desse órgão nos comércios:

“A gente tem um roteiro para fiscalizar o máximo possível, e é interessante deixar claro que a Vigilância aqui em Guabiruba não é um órgão punitivo, pois quando acontece a denúncia, somos obrigados a verificar. Se alguma irregularidade é encontrado, nós orientamos, e se necessário, retiramos os produtos da prateleira, sem problema algum”.

Dúvidas ou Sugestões

“Guabiruba evoluiu muito e isso é questão da parceria com a oposição"

A relação entre Executivo e Legislativo tem sido de harmonia na cidade de Guabiruba. Isso por conta de que o prefeito Matias Kohler e sua equipe têm atuado no sentido de atender, inclusive, as demandas da própria oposição na Câmara. Palavras do vereador Cristiano Kormann (Progressistas), que é líder do governo na casa. Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (19), da Rádio Cidade, ele disse...
Continuar lendo...

Dois homens são presos por tráfico de drogas no centro

A guarnição da Polícia Militar por volta das 23h14 de quarta-feira (15) em rondas na Rodovia Antônio Heil, bairro Centro, abordou o veículo VW/Polo, que estava com dois ocupantes, em atitude suspeita. Em revista veicular foram localizados 300 gramas de substância semelhante à cocaína, sendo que um dos indivíduos assumiu a droga e relatou que em sua residência teria mais. Na residência foram encontrados 150 gramas de...
Continuar lendo...

Ex-prefeito de Brusque sofre acidente no Pará

A família do Ex-prefeito de Brusque, Ciro Roza, comunicou através de uma nota que ele sofreu um acidente de trânsito no sábado dia 31 de agosto em uma Rodovia no Estado do Pará. As informações médicas dão conta que Ciro teve alguns ferimentos leves e também fratura de costelas. O seu estado de saúde é estável. Ele foi atendido no Hospital de Itaituba, e por se tratar de uma cidade com poucos recursos...
Continuar lendo...