Receita libera consulta a primeiro lote de restituição do IR 2018

Foi liberada a partir das 9h desta sexta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal.

O crédito bancário para 2.482.638 contribuintes será feito no dia 15 de junho, totalizando R$ 4,8 bilhões. Terão prioridade para receber a restituição 228.921 idosos acima de 80 anos, 2.100.461 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.256 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, orientou a Receita.

Há ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar nesse prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Dúvidas ou Sugestões

Operação blackout é realizada no combate a furtos em torres de telefonia e internet

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Setor de Investigações e Capturas de Itajaí, realizou a Operação Blackout, na sexta-feira (10), e prendeu um homem por receptação. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, em que foram apreendidas baterias estáticas, além de terem sido identificados os autores de uma...
Continuar lendo...

Juíza decide que gato Mingau, disputado por casal separado, terá guarda compartilhada

O gato Mingau ficará 15 dias por mês com o tutor e os outros 15 com a tutora. A decisão é da juíza Marcia Krischke Matzenbacher, da Vara da Família da comarca de Itajaí. O casal adotou o gato, ainda filhote, enquanto estavam juntos e a disputa se deu logo após a separação. Conforme os autos, a mulher ficou com o animal e impediu as visitas e o contato do ex, o que gerou a ação judicial. "As fotografias...
Continuar lendo...

Música tradicional, gastronomia típica e muito chope

  O mês de outubro começou nesta segunda-feira (01), e com ele Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turísco do Brasil. E a expectativa do setor de turismo é receber esse ano pelo menos 2 milhões de pessoas para participar das festa de outubro. O Calendário de 2018 traz opções para todos os tipos de paladares, estômagos e fígados, com festas que ocorrem do litoral ao oeste catarinense. Neste ano, a...
Continuar lendo...