Receita libera consulta a primeiro lote de restituição do IR 2018

Foi liberada a partir das 9h desta sexta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal.

O crédito bancário para 2.482.638 contribuintes será feito no dia 15 de junho, totalizando R$ 4,8 bilhões. Terão prioridade para receber a restituição 228.921 idosos acima de 80 anos, 2.100.461 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.256 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, orientou a Receita.

Há ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar nesse prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Dúvidas ou Sugestões

Parque Zoobotânico de Brusque triplica número de visitas

O Parque Zoobotânico de Brusque recebe sempre muitos visitantes em todos os meses do ano. Aproximadamente 900 pessoas prestigiam as atrações do parque por mês. Porém, em abril, este número se aproximou das três mil visitas. Isso se deu, dentre outros fatores, por conta do evento “Páscoa no Zoo”, realizado no último dia 13 de abril. Na ocasião, o ponto turístico recebeu mais de dois mil visitantes, entre...
Continuar lendo...

Homem registra BO dizendo que sofre ameaças de credor

Um homem de 32 anos de idade, que mora em Guabiruba, procurou o plantão da delegacia de Polícia relatando que vem sofrendo constantes ameaças, por conta de uma dívida que possui. Ele disse que o credor vem fazendo constantes ameaças através do whatsapp. Em uma das mensagens, diz a vítima, seu desafeto escreveu que “vê se vai me pagar, porque eu vou ali e faço merda, seu caco”. Não satisfeito com as...
Continuar lendo...

Acidente no Limoeiro envolveu dois veículos e teve vítimas leves

Às 13h 19min na rua Itajaí, bairro Limoeiro, em Brusque. No local, ocorreu um acidente entre dois automóveis, onde o veículo VW Parati de cor branca colidiu frontalmente na lateral esquerda do Ford Ka de cor branca. A condutora do Ford Ka, uma mulher com iniciais M. P. de J., 41 anos, nada sofreu e recusou encaminhamento ao hospital. Estava no Ford Ka também sua filha com iniciais P. de J., 18 anos, que nada sofreu e que a mesma já havia ido para sua...
Continuar lendo...