Receita libera consulta a primeiro lote de restituição do IR 2018

Foi liberada a partir das 9h desta sexta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal.

O crédito bancário para 2.482.638 contribuintes será feito no dia 15 de junho, totalizando R$ 4,8 bilhões. Terão prioridade para receber a restituição 228.921 idosos acima de 80 anos, 2.100.461 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.256 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, orientou a Receita.

Há ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar nesse prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Dúvidas ou Sugestões

Sábado é Dia D pela Saúde em Guabiruba

A estação do ano das temperaturas mais elevadas está chegando e com ela o cenário perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré. Para orientar a população sobre a importância do combate ao mosquito, bem como para aplicar as vacinas de febre amarela, a Prefeitura de...
Continuar lendo...

Acidente gravíssimo na BR-282 deixa quatro mortos e um ferido

Um grave acidente com colisão frontal aconteceu às 16h30min desta quarta-feira (16), no km 49, da rodovia BR-282, em Águas Mornas, na Região Metropolitana de Florianópolis. Quatro pessoas morreram. Envolveram-se no acidente um veículo Toyota/Corolla, com placas de Ituporanga. Neste veículo o condutor e outras três pessoas morreram na hora. O motorista do segundo veículo um Toyota/Hilux, com placas de Palhoça, foi socorrido...
Continuar lendo...

PM registra duas ocorrências de furto no bairro Rio Branco

Na quarta-feira (2), por volta da 09h, a Polícia Militar atendeu a um furto na Maria André de Freitas, bairro Rio Branco. Segundo relato do solicitante, que é proprietário do trailer de lanche estacionado no pátio de uma lavação, ao chegar pela manhã ele observou que havia sido arrombado e deu falta de uma quantia em dinheiro, bebida e comida.  No local não havia câmeras e ninguém presenciou o fato, diante...
Continuar lendo...