Água não está subindo

Desde as 12 horas deste domingo (23) o nível do rio Itajaí-mirim permanece inalterado. Não há informação de que na cabeceira, em Vidal Ramos, e nem em Botuverá, a chuva chegue a preocupar.

A situação, em virtude das chuvas, ainda é considerada crítica pelo Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), que já contabiliza 4.388 desabrigados e desalojados e oito mortes confirmadas no estado de Santa Catarina. Na manhã deste domingo (23) o departamento emitiu um alarme para Blumenau e todo o Vale do Itajaí. O Rio Itajaí-açu está com mais de 9 metros acima do rio normal, o que já é considerado enchente.

Da noite de sábado para a amanhã de hoje foram registrados mais quatro óbitos, dois Blumenau, um em Garuva e um em Gaspar, todos por soterramento.

A Defesa Civil pede a atenção da população para evitar o trânsito em lugares alagados, ficar atenta a qualquer sinal de deslizamento e acompanhar as informações pela imprensa. O trânsito de veículos deve ser apenas no caso de emergência, já que diversos pontos de rodovias estaduais e federais estão interditados e ainda há risco de deslizamentos.

Conforme o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, ao perceber a subida das águas é importante que a população deixe suas residências e procure abrigos públicos ou casas de parentes seguras. Informações devem ser procuradas através dos telefones 199, 193 e 190, da Defesa Civil, Bombeiro Militar e Polícia Militar, respectivamente.

Dúvidas ou Sugestões