Fórum aborda em reunião dificuldades no fechamento das negociações coletivas

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região esteve reunido na tarde desta segunda-feira (14). A reunião ordinária de maio aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). As discussões sobre o andamento das negociações coletivas de trabalho e a dificuldade de fechamento das mesmas foi o destaque do encontro.

Os sindicalistas afirmam que a dificuldade está no fato de muitos empregadores querem aplicar integralmente as alterações advindas com a reforma trabalhista, aprovada e em vigor desde novembro de 2017. Porém, muitas dessas mudanças vão prejudicar o empregado, o que tem sido evitado pela negativa dos sindicatos em aceitar. Alguns sindicatos estão com negociações desde o ano passado em aberto, ainda ao chegaram a um acordo.

Outros acabaram ajuizando essas negociações. É o caso do Sindicato dos Empregados no Comércio, cujo acordo não foi possível devido a discordâncias em mudanças propostas pelos empregadores. Situação que tem persistido em outros segmentos.

Das entidades integrantes do Fórum Sindical de Brusque, estão em fase de negociação os setores do comércio, construção civil, plásticos e químicos, têxtil, hotelaria e metalúrgico. O dos servidores públicos encerrou a negociação e nos setores dos bancários e do vestuário ela ocorre nos meses de agosto e setembro, respectivamente. A próxima reunião do Fórum acontecerá no mês de junho, com data a ser definida, na sede do Sintrivest.

 

Dúvidas ou Sugestões