Convenções Coletivas de Trabalho dão maior poder aos trabalhadores, avalia Fórum Sindical

A Reforma Trabalhista deu poder maior às negociações coletivas de trabalho em relação à lei maior, que é a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Algo que faz com que haja a necessidade de maior participação dos empregados nas discussões obre assuntos da área em que atuam. O assunto foi um dos discutidos na reunião ordinária do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, realizada na tarde de segunda-feira, 12, no auditório do Sindicato dos Mestres e Contramestres (Sindmestre).

O coordenador do Fórum, Jean Carlo Dalmolin, lembra que muitas entidades sindicais, tanto dos trabalhadores quanto empresariais, vão iniciar as negociações para atualizar as convenções neste período. Elas têm duração de um ano e na data base precisam ser reavaliadas. Dalmolin afirma que a importância da participação do trabalhador não pode ser medida apenas por conta de reajuste dos salários.

“Além dos reajustes salariais, queremos alertar aos trabalhadores sobre todos os outros benefícios que tem nas convenções. Quando os sindicatos chamarem para as assembleias, que os trabalhadores possam vir participar e dar sua opinião”, pontua ele.

As convenções são acordo entre patrões e empregados. Graça as elas, por exemplo, que valores de salários, auxílios-creche, redução de jornada de trabalho, adicional insalubridade são maiores, muitas vezes, do que aquele estipulado pela lei federal.

Saúde

Outro assunto discutido na reunião do Fórum é quanto as questões do setor de saúde pública na cidade de Brusque. O Fórum vai tentar reviver as reuniões periódicas com o secretário da pasta na Prefeitura, Humberto Fornari. Velhos problemas têm se mantido entre as reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que frequentam as entidades sindicais.

“Alguns postos de saúde continuam deixando a desejar com falta de médicos e agentes de saúde. Todas as reuniões são válidas. Algum beneficio sempre vem. Vemos como importante, sendo representantes dos trabalhadores, de tomar a frente com esses órgãos do governo”, frisou Dalmolin.

Câmara Municipal

A reunião do Fórum contou, ainda, com a presença, mais uma vez, do vereador Paulinho Sestrem (PRP). Ele apresentou um resumo de como andam os serviço e a atuação do Legislativo Municipal de Brusque, bem como ouviu sugestões de propostas feitas pelos sindicalistas.

Abril Verde

O Fórum definiu que vai trabalhar para realizar eventos alusivos ao Abril Verde, campanha que trata das ações em torno dos acidentes de trabalho. Um projeto de lei aprovado pela Câmara brusquense em 2015 instituiu a campanha, a partir de sugestão feita pelo Fórum apresentada pelo então vereador José Isaias Vechi (PT), que também é sindicalista. Em 2016 foram realizadas diversas palestras sobre o tema. No ano seguinte, nenhuma ação ocorreu e a intenção é não deixar passar batido em 2018.

“O Fórum vai se unir para fazer um evento, tentando chamar os trabalhadores para participar e discutir as ações contra acidentes de trabalho”, prossegue Dalmolin.

Novo sindicato

A reunião do Fórum contou, ainda, com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Sintrapoc), Wellington de Souza. O sindicato possui base nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. A entidade existe desde 2015, quando recebeu a Carta Sindical do Ministério do Trabalho, sob a denominação de Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustível, Comércio de Derivados de Petróleo, Energias Alternativas, Borracharias, Lojas de Conveniência, Armazenamento e Distribuição de Gás de Cozinha, Veicular e Industrial, Líquidos Inflamáveis e Combustíveis de Brusque (Sintrapoc).

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso

Dois homens são presos acusados de tráfico de drogas

Dois indivíduos foram presos na tarde desta sexta-feira (15) em Tijucas por tráfico de drogas.  Com eles os policiais encontraram maconha e cocaína. O PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) de Tijucas recebeu denúncia de tráfico de drogas em uma residência no Centro de Tijucas.  Os policiais montaram uma campana e perceberam uma movimentação de veículos e pessoas. De acordo com o relatório...
Continuar lendo...

Brusquense consegue na justiça manutenção de isenção no IR após cura de câncer

Um morador de Brusque teve confirmado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS) o direito de seguir isento ao Imposto de Renda mesmo após ter não ter mais sintomas do câncer ao qual passou por tratamento. A decisão do TRF-4 foi proferida no dia 5 de março. O pedido foi feito na 1ª Vara Federal de Brusque em junho de 2017, já que o Imposto de Renda desse aposentado voltou a ser descontado diretamente em seu...
Continuar lendo...

Buraco na Beira-Rio causa acidente de moto

Um ouvinte entrou em contato com a Rádio Cidade através do WhatsApp da emissora (99187-7556) para relatar que sua esposa sofreu um acidente de trânsito em virtude de um buraco que está aberto na Beira-Rio, no sentido bairro-centro. O fato teria acontecido no final da tarde desta quinta-feira (3). Segundo a mensagem encaminhada, o buraco fica a cerca de um quilômetro da ponte do Trabalhador, e sua esposa acabou caindo nele quando retornava do trabalho para sua...
Continuar lendo...