Hospital Azambuja promove reuniões periódicas com acompanhantes de pacientes

A internação hospitalar não é um momento fácil para ninguém. Nem para os pacientes, tampouco para seus acompanhantes. Porém, seguindo uma série de normas e procedimentos, é possível tornar a estadia mais humanizada, possibilitando melhora dos enfermos.

Foi pensando nisso que, o Hospital Azambuja, desde o ano passado, passou a organizar, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, uma reunião com os acompanhantes presentes na unidade. Através de um trabalho promovido pelo setor de psicologia e educação permanente todas as regras, normas, direitos e deveres são explicados aos que estão instalados nos quartos da casa de saúde.

“Além das reuniões, desenvolvemos um folder para ser entregue na hora da internação, com todas as orientações. O objetivo é explicar sobre o Manual do Acompanhante, orientando sobre os direitos e deveres, as normas das clínicas, rotinas médicas, procedimentos na hora de exames, alimentação, o que é permitido e as quantidades, organização dos quartos, higienização das mãos, isolamentos e vestimentas”, enfatiza Elisandra Andrade, psicóloga do hospital.

Elisandra explica, ainda, que envolver os familiares no processo de adaptação do paciente durante o período de internação já vem fazendo diferença no ambiente intra- hospitalar. Segundo ela, a convocação dos acompanhantes é feita pelos próprios enfermeiros, que vão aos quartos para informar sobre a importância das reuniões periódicas. “Depois que a gente começou a fazer estas reuniões, já começamos a perceber a organização dos quartos, a facilidade de lidar com os acompanhantes e, até mesmo, com os pacientes”, conclui.

A humanização do atendimento ao paciente e aos seus familiares vem sendo aplicada há vários anos no Hospital Azambuja. “Temos recebido muito elogios pelos trabalhos que vem sendo desenvolvidos  por nossas equipes e este cuidado, este acolhimento é fundamental para a recuperação do paciente”, destaca o administrador do hospital, Evandro Roza.

Dúvidas ou Sugestões

Homem simula estar armado para roubar um relógio em loja

Por volta das 14h50 desta segunda-feira (03) a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de roubo em um comércio, localizado na rua Azambuja. A vítima relatou que um homem entrou na loja e pediu para ver alguns objetos. Ele aproveitou e escondeu um relógio debaixo da blusa de moletom que estava.  Quando a atendente questionou o suposto cliente sobre o relógio, ele colocou a mão por debaixo da blusa e simulou que estava...
Continuar lendo...

Valor de imóvel financiado com FGTS passa para R$ 1,5 milhão

Os mutuários voltarão a poder financiar imóveis de valor mais alto com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Conselho Monetário Nacional (CMN) elevou para R$ 1,5 milhão o teto de valor das unidades que podem ser adquiridas por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que empresta dinheiro com recursos do FGTS com juros menores que as taxas de mercado. O novo teto vai beneficiar todas as regiões do...
Continuar lendo...

Sinduscon recebe homenagem na FIESC

Diante de lideranças empresariais, sindicais, políticas e, também, de diversas personalidades do mundo corporativo, o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon) recebeu, durante a manhã de sexta-feira (29) a Ordem do Mérito Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Trata-se da mais alta honraria concedida a entidades representativas no Estado....
Continuar lendo...