Hospital Azambuja promove reuniões periódicas com acompanhantes de pacientes

A internação hospitalar não é um momento fácil para ninguém. Nem para os pacientes, tampouco para seus acompanhantes. Porém, seguindo uma série de normas e procedimentos, é possível tornar a estadia mais humanizada, possibilitando melhora dos enfermos.

Foi pensando nisso que, o Hospital Azambuja, desde o ano passado, passou a organizar, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, uma reunião com os acompanhantes presentes na unidade. Através de um trabalho promovido pelo setor de psicologia e educação permanente todas as regras, normas, direitos e deveres são explicados aos que estão instalados nos quartos da casa de saúde.

“Além das reuniões, desenvolvemos um folder para ser entregue na hora da internação, com todas as orientações. O objetivo é explicar sobre o Manual do Acompanhante, orientando sobre os direitos e deveres, as normas das clínicas, rotinas médicas, procedimentos na hora de exames, alimentação, o que é permitido e as quantidades, organização dos quartos, higienização das mãos, isolamentos e vestimentas”, enfatiza Elisandra Andrade, psicóloga do hospital.

Elisandra explica, ainda, que envolver os familiares no processo de adaptação do paciente durante o período de internação já vem fazendo diferença no ambiente intra- hospitalar. Segundo ela, a convocação dos acompanhantes é feita pelos próprios enfermeiros, que vão aos quartos para informar sobre a importância das reuniões periódicas. “Depois que a gente começou a fazer estas reuniões, já começamos a perceber a organização dos quartos, a facilidade de lidar com os acompanhantes e, até mesmo, com os pacientes”, conclui.

A humanização do atendimento ao paciente e aos seus familiares vem sendo aplicada há vários anos no Hospital Azambuja. “Temos recebido muito elogios pelos trabalhos que vem sendo desenvolvidos  por nossas equipes e este cuidado, este acolhimento é fundamental para a recuperação do paciente”, destaca o administrador do hospital, Evandro Roza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso

Brusquenses no pódio no Campeonato Absoluto de Natação

Atletas da Abain/Extreme Academia/FME representaram a cidade no Campeonato Absoluto de Natação Troféu Armando Comicholi da Costa. A disputa foi realizada em Palhoça no último fim de semana. A disputa também serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil que será realizado em Mococa (SP). Entre os atletas se destacaram Arthur Assino e Henrique Pavesi, ambos de apenas 14 anos. Assino terminou com a primeira...
Continuar lendo...

Regulamentado saque de contas inativas do PIS/Pasep a todas as idades

O presidente Michel Temer sancionou hoje (13) a lei e assinou o decreto que regulamentam os saques das contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para todas as pessoas quem tenham o benefício. O pagamento das cotas deve injetar R$ 39,5 bilhões na economia. O impacto potencial no PIB é na ordem de 0,55 ponto percentual. Temer pediu à equipe do...
Continuar lendo...

Casa pega fogo no Cedro Alto após vazamento de botijão

O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 7h30 desta quinta-feira (15) um incêndio em residência, na rua Gregório Souza e Silva, bairro Cedro Alto. No local, foi constatado que o fogo atingiu uma residência mista de aproximadamente 75 metros quadrados. O incêndio iniciou com um vazamento de um botijão de gás. Cozinha e banheiro foram parcialmente danificados. Quando as viaturas chegaram, o fogo já havia sido controlado por populares....
Continuar lendo...