Produção de veículos aumenta em fevereiro, diz Anfavea

A produção de veículos no país aumentou 6,2% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2017, passando de 201,1 mil unidades para 213,5 mil. Comparada à produção de janeiro, houve queda de 2,1%. Em janeiro e fevereiro, a produção cresceu 15% ante o primeiro bimestre do ano anterior.

Os dados foram divulgados hoje (6), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Foi um bom fevereiro: passou da linha dos 200 mil. Lembrando que, em 2016, tivemos oito meses abaixo disso e, no ano passado, alguns meses. Ao que tudo indica, não vamos reduzir dessa linha. O bimestre também foi positivo, quase na média dos últimos 10 anos”, afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

Segundo a Anfavea, as vendas aumentaram 15,7% ante fevereiro do ano passado, ao passar de 135,6 mil para 156,9 mil veículos vendidos. Na comparação com janeiro, entretanto, houve queda de 13,4%.

No primeiro bimestre, foram licenciados 338,1 mil veículos, o que representa aumento de 19,5% em relação mesmo período do ano passado.

“O número de fevereiro é interessante. Houve queda em relação a janeiro, mas fevereiro teve quatro dias úteis a menos. O número não é ruim, está acima do de fevereiro de 2017 e mostra crescimento. Se considerarmos o emplacamento diário com a média de 8,7 mil, é um bom começo de ano. O crescimento no bimestre não é grande, mas mostra recuperação. Estamos abaixo da média dos últimos 10 anos, mas estamos na trajetória de crescimento, o que é mais importante” afirmou Megale.

A exportação de veículos montados cresceu 42,9% % em fevereiro na comparação com janeiro, ao atingir as 66,3 mil unidades. Em relação a fevereiro no ano passado, a venda para o exterior caiu 1,2% e no bimestre, aumento de 7,2%.

“Foi um número expressivo no mesmo padrão do ano passado. Batemos recorde histórico para o bimestre com um número positivo que mostra que a força das exportações vai trazer um bom ano. Acordos comerciais que estão evoluindo estão ajudando a consolidar nossas exportações”, ressaltou o presidente da Anfavea.

De acordo com a associação, o emprego no setor automobilístico teve estabilidade entre janeiro e fevereiro, com elevação de 1,1%, passando de 128,9 mil postos de trabalho para 130,4 mil em fevereiro. Ante fevereiro de 2017, quando havia 127,2 mil postos ocupados, o setor registrou aumento de 2,5%.

“A pequena variação mostra que, a conta-gotas, a situação está melhorando. Em janeiro, havia 1721 pessoas em lay-off e PPE e em fevereiro esse número é de 1344 pessoas. São 936 em PPE e 498 em lay-off [suspensão temporária do contrato de trabalho]. Praticamente 300 pessoas a menos e, gradualmente, caindo, à medida que as fábricas vão retomando a produção, aumentando turnos e chamando mais pessoas”, acrescentou Megale.

Texto: Agência Brasil

Dúvidas ou Sugestões

1ª Sessão Itinerante em Guabiruba será na Pomerânia

Na quinta-feira (26) às 19h na Escola Municipal Paulo Schmidt na rua Pomerânia, acontecerá a primeira “Sessão Itinerante” deste ano, realizada pela Câmara Municipal de Guabiruba. Na oportunidade toda a estrutura da Câmara Municipal será deslocada para o bairro, oportunizado que a comunidade local possa interagir com os vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais que nas últimas sete reuniões...
Continuar lendo...

Decretada prisão preventiva de mulher que incendiou casa com três filhos trancados

Em audiência de custódia realizada na tarde desta segunda-feira (14/10) com a mulher acusada de colocar fogo na residência em que estavam os três filhos, em Guatambu, no Oeste, o juiz Jeferson Osvaldo Vieira, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Chapecó, decretou a prisão preventiva da suspeita. De acordo com o boletim de Ocorrência, passava das 3h do último domingo (13) quando a mulher, de nacionalidade venezuelana, ateou fogo...
Continuar lendo...

Carlos Renaux perde por 3 x 0 em Caçador

Na cidade de Caçador, na região do meio oeste catarinense, o Clube Atlético Carlos Renaux, enfrentou o time da cidade em jogo válido pela segunda rodada pelo catarinense da Série C. Ao contrário da facilidade encontrada no jogo de estreia no dia 01 de setembro diante do Porto no Estádio Augusto Bauer, quando goleou por 7 x 0, o Carlos Renaux encontrou muita dificuldade diante do Caçador. O Vovô acabou amargando uma derrota de 3 x...
Continuar lendo...