Janeiro Branco alerta sobre cuidados com a saúde mental

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que em dez anos houve crescimento de 18,4% de casos de transtornos depressivos e de 14,9% nos de transtorno de ansiedade. Situação que tem afetado de forma direta o cotidiano das pessoas ao redor do mundo.  Só no Brasil, mais de 5,8% da população sofre com algum tipo de transtorno depressivo e 9,3% de ansiedade, algo que está diretamente ligado, entre outras causas, à falta de cuidados com a saúde mental.

Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, o psicólogo Filipe Martineghi falou a respeito dos cuidados que se deve ter para manter uma vida de saúde mental adequada.

“Há um grande tabu quando se fala em saúde mental. E não se pode culpar a população, porque é uma questão histórica: quem procurava um profissional de saúde mental era considerado louco. Antigamente era assim, se dividia as pessoas entre os loucos e os saudáveis”, comenta o psicólogo brusquense Fillipe Martineghi.

Para trabalhar essa questão, em 2014 surgiu a campanha Janeiro Branco. A ação começou com estudantes de psicologia de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. O objetivo é de conscientizar, ou seja, chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental.

Segundo ele, os sinais de que alguém precisa de ajuda ficam claros quando certas ações e atitudes passam a afetar, diretamente, sua rotina e funcionamento normal. A pessoa já não está dormindo direito, não consegue realizar atividades que antes executava sem problema algum, apresenta prejuízo de desempenho no trabalho, entre outros.

A campanha do janeiro Branco começou com pequenas palestras e têm se difundido bastante por meio de ações na internet, através das redes sociais. Publicações que buscam conscientizar sobre o problema. Isso porque de 2005 a 2015 houve aumento no número de pessoas com transtornos depressivos: no mundo há cerca de 322 milhões. O Brasil é recordista em casos de transtorno de ansiedade, segundo a OMS, com 9,3% da população inserida nesse grupo.

Dúvidas ou Sugestões

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 18h desta quinta-feira (21) para atender a um acidente de trânsito entre carro e moto na rua Centenário, nas proximidades da Renaux View, no bairro Centro 1. No local, a colisão envolvia um Ford Fiesta com placas de Brusque, e uma motocicleta Honda XRE 300. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros a motorista do Fiesta, de 57 anos de idade, não sofreu nenhum ferimento, enquanto o motociclista,...
Continuar lendo...

Colisão com vítima fatal na Bepe Rosa

Mais uma vítima fatal foi registrada na tarde desta quinta-feira (26). Um Kia Sorento com placas de Brusque acertou uma das colunas de sustentação da Ponte Mario Olinger por volta de 15h15 e seu condutor acabou falecendo. O homem que estava no veículo era o único ocupante no momento do acidente. Ele foi identificado como Vicente Henrique Ocon Dias, de 48 anos. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda de Trânsito e o Instituto Geral de...
Continuar lendo...

Homens presos no litoral cometeram roubo em Brusque

Na tarde desta quinta-feira (16), o SIC (Setor de Investigação e Capturas) - da Delegacia de Polícia de Brusque encerrou a investigação de um crime de roubo em residência ocorrido no dia 26 de julho 2018, no bairro Limoeiro,  em Brusque. Os envolvidos no roubo acabaram sendo presos no município de Balneário Camboriú no dia 11 deste mês, após tentarem se evadir de uma barreira policial montada pela Polícia...
Continuar lendo...