Janeiro Branco alerta sobre cuidados com a saúde mental

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que em dez anos houve crescimento de 18,4% de casos de transtornos depressivos e de 14,9% nos de transtorno de ansiedade. Situação que tem afetado de forma direta o cotidiano das pessoas ao redor do mundo.  Só no Brasil, mais de 5,8% da população sofre com algum tipo de transtorno depressivo e 9,3% de ansiedade, algo que está diretamente ligado, entre outras causas, à falta de cuidados com a saúde mental.

Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, o psicólogo Filipe Martineghi falou a respeito dos cuidados que se deve ter para manter uma vida de saúde mental adequada.

“Há um grande tabu quando se fala em saúde mental. E não se pode culpar a população, porque é uma questão histórica: quem procurava um profissional de saúde mental era considerado louco. Antigamente era assim, se dividia as pessoas entre os loucos e os saudáveis”, comenta o psicólogo brusquense Fillipe Martineghi.

Para trabalhar essa questão, em 2014 surgiu a campanha Janeiro Branco. A ação começou com estudantes de psicologia de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. O objetivo é de conscientizar, ou seja, chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental.

Segundo ele, os sinais de que alguém precisa de ajuda ficam claros quando certas ações e atitudes passam a afetar, diretamente, sua rotina e funcionamento normal. A pessoa já não está dormindo direito, não consegue realizar atividades que antes executava sem problema algum, apresenta prejuízo de desempenho no trabalho, entre outros.

A campanha do janeiro Branco começou com pequenas palestras e têm se difundido bastante por meio de ações na internet, através das redes sociais. Publicações que buscam conscientizar sobre o problema. Isso porque de 2005 a 2015 houve aumento no número de pessoas com transtornos depressivos: no mundo há cerca de 322 milhões. O Brasil é recordista em casos de transtorno de ansiedade, segundo a OMS, com 9,3% da população inserida nesse grupo.

Dúvidas ou Sugestões

Homem é preso por porte de arma com numeração raspada

Por volta de 23h desta quarta-feira (7), a Polícia Militar realizava uma blitz de trânsito na rua Guabirupé, bairro Guabiruba Sul, quando outra viatura que fazia rondas notou um Ford Focus fazendo o retorno ao avistar a fiscalização. Então, os policiais fizeram a abordagem do veículo, encontrando uma arma de fogo no carro. No banco traseiro do Focus havia seis munições intactas envolvidas e debaixo do banco do passageiro foi...
Continuar lendo...

Toma posse a nova diretoria do Conseg para o biênio

Na noite de quarta-feira (11) foram empossados os novos diretores do Conselho de Segurança de Brusque. Com a presença do 1º tenente gerente de Ações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Ruy Florêncio Teixeira Júnior, além dos membros natos da Polícia Civil, delegado Fernando de Faveri, Polícia Militar tenente coronel Otávio Manoel Ferreira Filho e Bombeiro Militar tenente...
Continuar lendo...

Base do boxe de Brusque entrou no ringue em Joinville

No último sábado (7), a equipe brusquense Boxe Artmann participou do Open Boxe, campeonato interno organizado pela Team Nogueira, em Joinville. Representaram a cidade dois atletas das categorias de base, Marco Henrique, de 15 anos, e Felipe Nunes, de 16. Atual campeão catarinense em sua categoria, Marco Henrique acabou enfrentando o atleta Lucas Pinho, da equipe Meninos de Ouro, de Balneário Camboriú. Na luta, ele foi derrotado em decisão dividida da...
Continuar lendo...