Grupia planeja atividades de 2018

Com a participação de representantes da Sociedade Civil, de órgãos públicos municipais e estaduais e das Igrejas Católica, Evangélica Luterana e do Conselho de Pastores de Brusque, a assembleia do GRUPIA, realizada das 9h às 10h37min do dia 14 de dezembro de 2017, na sede da Associação Empresarial de Brusque – ACIBr, foi norteada pelo planejamento das ações que o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência desenvolverá em 2018.

As assembleias mensais ordinárias do GRUPIA no próximo anos serão realizadas às 9h de 8/2, 8/3, 12/4, 14/6, 12/7, 9/8, 13/9, 11/10, 8/11 e 13/12 na sala de reuniões da ACIBr. Considerando a extensa programação da VIII Semana da Família, no mês de maio não será realizada a assembleia ordinária.

Mundo relativista e neo-pagão

Com o tema proposto "Família e cultura: a educação de crianças e jovens num mundo relativista e neo-pagão", a VIII Semana da Família terá sua abertura às 8h30min do dia 15 de maio de 2018, no plenário da Câmara Municipal de Brusque.

O encerramento será marcado por “Uma Tarde em Família”, com atividades culturais, recreativas e celebrativas.

Coordenada pelos padres Magnos Caneppele - SCJ, pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, e Alvino Milani, do Hospital e Santuário de Azambuja, e pastores Marcos Fagundes, presidente do Conselho de Pastores de Brusque, e Edélcio Tetzner, pároco da Paróquia Luterana Bom Pastor, “Uma Tarde em Família” será realizada das 14h30min às 17h de sábado, dia 26 de maio, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki. Na assembleia do GRUPIA de 8 de fevereiro próximo, será submetido a deliberação o tema da VIII Semana da Família, que será realizada de 15 a 26 de maio de 2018.

Por unanimidade, os participantes da assembleia do GRUPIA de dezembro aprovaram a   candidatura da Comunidade Bateas para sediar, no salão de festas da Igreja São João Batista, o VI Natal de Amor e Fé, das 14h30min às 18h do dia 2 de dezembro de 2018. Será providenciado ônibus para o transporte ao local das famílias das comunidades vizinhas Steffen, Cerâmica Reis e Volta Grande. 

Grupia homenageia Professor Zezinho

No encerramento da assembleia, o GRUPIA outorgou o título de AMIGO DA FAMÍLIA ao professor doutor José Francisco dos Santos (Zezinho) “pelo incessante trabalho de valorização da vida e de fortalecimento da Família, nascida da união conjugal de amor entre o homem e a mulher, patrimônio da humanidade.”

Além de receber o diploma de AMIGO DA FAMÍLIA, entregue pela Assistente Social Morgana Silva dos Santos, o homenageado recebeu, das mãos da também assistente social Maritza Sartori Bohn, uma camiseta personalizada do GRUPIA, com os dizeres “FAMÍLIA, um presente de Deus”.

Emocionado, o professor Zezinho ressaltou que pauta sua atividade como docente e escritor “para a instrução das pessoas de boa vontade e divulgação dos valores fundamentais da vida humana”. E enfatizou “os fundamentos morais que contribuem para a construção da felicidade pessoal e o bem da humanidade e, nesse contexto, a família é elemento fundamental”.

O homenageado ressaltou a importância do GRUPIA e fez agradeceu a veículos de comunicação dois quais é colaborador, especialmente o jornal O Município e a Azambuja Web Rádio, “que abrem espaço para que essas ideias possam ser semeadas”.

O professor Zezinho reiterou que “o enfrentamento de tudo o que é contrário aos valores que defende tem sido um compromisso constante, uma luta nada agradável, e que às vezes se sente falando no vácuo”. Finalizou ressaltando o papel fundamental do GRUPIA para seu fortalecimento e encorajamento.

O professor José Francisco dos Santos é graduado em Filosofia pela Unifebe, Especialista em Fundamentos da Educação pela FURB, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC/SP e membro da Academia de Letras do Brasil, Seccional de Brusque. É docente da Faculdade São Luiz e da Unifebe.

Colaborou na matéria: Paulo Kons (Grupia)

Dúvidas ou Sugestões