Testes rápidos no Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Na sexta-feira (1°), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a rede pública municipal de saúde de Guabiruba estará mobilizada na realização de testes rápidos em unidades de saúde (UBSs) e distribuindo material informativo no portal da cidade, no Bairro Imigrantes. Além do exame rápido para detectar o HIV, serão feitos testes para Sífilis e Hepatites B e C. Todos são rápidos, seguros, sigilosos e gratuitos.

A mobilização é realizada pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde. A enfermeira Ana Lucia Tolentino, da Vigilância Epidemiológica, reforça que a melhor maneira de não contrair as doenças é a proteção, principalmente usando preservativos nas relações sexuais e não compartilhar seringas contaminadas. “Não se deve compartilhar materiais perfuro cortantes, como tesourinha, alicates de unhas, pinças, entre outros”, reforça.

Ela também enfatiza que está em risco de contaminação qualquer pessoa que tenha tido relação sexual sem proteção e clientes que utilizem materiais de salões de beleza para fazer as unhas. “Não importa se já fez o teste este ano. Prevenção não é demais”, frisa.

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Horários da realização dos testes:

ESF Centro/Vigilância Epidemiológica: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Aymoré: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Lageado Baixo: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Imigrantes: 8h às 11h30/ (à tarde entregando material informativo no portal)

ESF São Pedro: 8h30 às 11h30/13h30 às 16h30

A ESF Guabiruba Sul não fará a realização dos testes rápidos neste dia. As pessoas dessa região podem procurar outra unidade para realização dos exames.

Dúvidas ou Sugestões

Postos de Saúde não terão atendimento médico nesta sexta

Nesta sexta-feira (05) não haverá expediente médico nas unidades básicas de saúde de Guabiruba devido a uma capacitação. A informação é repassada pela Secretaria Municipal de Saúde. Ainda conforme o comunicado as unidades funcionam normalmente nos demais atendimentos, sendo que o cidadão que necessitar de consulta médica urgente deverá procurar a Associação...
Continuar lendo...

Três modalidades definem campeões dos Jogos Abertos Comunitários

Os campeões de mais três modalidades foram conhecidos no fim de semana de Jogos Abertos Comunitários de Brusque. O grande destaque foi a comunidade do Dom Joaquim, que levou dois ouros por equipes no tênis de mesa masculino e feminino e um bronze no ciclismo mountain bike masculino. O primeiro lugar foi para Leandro Brunz, do 1° de Maio, e o segundo para Soelito Gohr, do Azambuja. O medalhista do Dom Joaquim foi Cristian Bambineti. No feminino, Raquel Alves, do...
Continuar lendo...

Dono de Auto Escola e Despachante pode estar ocupando cargo ilegal na Setram

Esta informação está sendo encaminhada ao Ministério Público, Ouvidoria do Estado e Gabinete do Prefeito Jonas Paegle de Brusque. O senhor Nilson Pereira como dono de CFC e Despachante ativo junto ao Detran-SC, não poderia ter sido nomeado Secretário de Trânsito da Secretaria de Trânsito e Mobilidade em Brusque muito menos assinar como autoridade de trânsito, pois na sua função tem como favorecer seus...
Continuar lendo...