Testes rápidos no Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Na sexta-feira (1°), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a rede pública municipal de saúde de Guabiruba estará mobilizada na realização de testes rápidos em unidades de saúde (UBSs) e distribuindo material informativo no portal da cidade, no Bairro Imigrantes. Além do exame rápido para detectar o HIV, serão feitos testes para Sífilis e Hepatites B e C. Todos são rápidos, seguros, sigilosos e gratuitos.

A mobilização é realizada pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde. A enfermeira Ana Lucia Tolentino, da Vigilância Epidemiológica, reforça que a melhor maneira de não contrair as doenças é a proteção, principalmente usando preservativos nas relações sexuais e não compartilhar seringas contaminadas. “Não se deve compartilhar materiais perfuro cortantes, como tesourinha, alicates de unhas, pinças, entre outros”, reforça.

Ela também enfatiza que está em risco de contaminação qualquer pessoa que tenha tido relação sexual sem proteção e clientes que utilizem materiais de salões de beleza para fazer as unhas. “Não importa se já fez o teste este ano. Prevenção não é demais”, frisa.

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Horários da realização dos testes:

ESF Centro/Vigilância Epidemiológica: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Aymoré: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Lageado Baixo: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Imigrantes: 8h às 11h30/ (à tarde entregando material informativo no portal)

ESF São Pedro: 8h30 às 11h30/13h30 às 16h30

A ESF Guabiruba Sul não fará a realização dos testes rápidos neste dia. As pessoas dessa região podem procurar outra unidade para realização dos exames.

Dúvidas ou Sugestões

imunização contra a gripe atinge 81% da meta dos grupos prioritários

Brusque imunizou 23.171 pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, entre os dias 10 de abril e 31 de maio. As doses que sobraram após o fim da mobilização ficaram disponíveis de toda a sociedade e se esgotaram em menos de dois dias.  O número representa 81,58% das 28.403 pessoas que estavam aptas a se vacinar. Vale salientar que, diferente de outras campanhas, a vacina contra a gripe é destinada a uma parcela da...
Continuar lendo...

Um bandido morto e três presos após roubo em Brusque

Quatro homens a bordo de um veículo Corolla, roubado em Brusque, trocaram tiros com a Polícia Militar na cidade de Gaspar. O fato ocorreu esta noite, por volta de 20h30. Na ação o veículo bateu em um trator caiu em uma ribanceira e capotou. Um dos homens foi morto pela polícia, outro ficou ferido e os outros dois se entregaram. Segundo informações repassadas pela equipe da Rádio 89 FM, de Gaspar, os quatros se deslocaram em alta...
Continuar lendo...

Sesc realiza o Dia do Pedal

Na manhã desta quarta-feira (01) o Sesc unidade Brusque promoveu o tradicional Dia do Pedal. Evento anual e tradicional no município é o que reúne o maior número de participantes no passeio ciclístico. Neste ano a diferença foi o ponto de partida dos ciclistas que habitualmente sempre saiam em frente ao Sesc, e que por conta das obras de ampliação e reforma daquele espaço, o ponto de largada ocorreu às 09h na...
Continuar lendo...