Câmara aprova fim do nepotismo em Brusque

A Câmara de Brusque aprovou na sessão desta terça-feira (10) o projeto de lei que proíbe a prática do nepotismo nos poderes Executivo e Legislativo. Debate que teve plateia lotada, discussão acalorada e derrota em tentativa de adiar a análise da proposta.

A pressão feita pelo público e por entidades representativas fez com que ficasse clara a mudança de posicionamento de vereadores durante a própria sessão. Como Waldir da Silva Neto (DEM), que pediu vistas alegando não estar por dentro da matéria. Foi voto vencido.

Gerson Luis Morelli (PSB) anunciou voto favorável, mesmo sendo da base do governo, interessado em sepultar a matéria. Ivan Martins (PSD) defendeu aprovação de emenda de sua autoria que tirava da lei os cargos de secretário municipal. Seguiu entendimento do STF de 2008, a Sumula 13, delimitou quais funções ficariam fora de serem consideradas nepotismo.

Mas a emenda foi rejeitada. Isso porque o vereador Paulinho Sestrem (PRP) também apresentou uma emenda, só que esta inserindo todos os cargos como prática de nepotismo. Esta acabou aprovada. O vereador Adalmir Amaral (DEM) surpreendeu a todos ao anunciar voto em favor do projeto.

Nos bastidores, a informação era de que o partido fora orientado a votar contra a proposta. O próprio presidente da legenda, Jones Bósio, circulou pelos corredores buscando reforçar a posição do partido em sia bancada. Depois de quase três horas de discussão, o projeto foi aprovado. O vereador Ademilson Gamba (PSB) não participou da sessão por conta de problemas de saude.

Dúvidas ou Sugestões

“Fui pego de surpresa”, afirma Olavo Laranjeiras após ser comunicado de sua exoneração

Na tarde desta quarta-feira (26) o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Olavo Laranjeiras Telles foi exonerado do cargo. A Rádio Cidade conversou com ele sobre a situação. Conforme Laranjeiras ele foi pego de surpresa e lamentou o fato, principalmente no que se refere ao planejamento da Fundação. Ele explica que foi chamado no gabinete e recebeu a notícia. “Fui convidado a comparecer na Prefeitura e chegando...
Continuar lendo...

Ação criminosa ocorreu na noite de sexta-feira

Policiais militares foram acionados durante a noite desta sexta-feira (12) para atender a um chamado de furto no Centro de Brusque. A ação ocorreu em uma obra em construção. Do local, segundo informou a vítima, foram levados uma geladeira, um fogão, lâmpadas e um botijão de gás. Não há informação ou suspeita de quem possa ter cometido o crime. O furto ocorreu na Rua Carlos Gracher.
Continuar lendo...

Foragido de Jaraguá do Sul é pego em Brusque

Nesta quarta-feira (11), por volta das 00h51min, na Rua Antônio Primo Contensini, Bairro Santa Terezinha, uma viatura da Polícia Militar de Brusque fazia rondas, quando abordou três homens que estavam em atitude suspeita. Ao consultar os nomes no sistema, foi constatado que deles estava foragido do Presídio de Jaraguá do Sul, pois não teria retornado da saída temporária de sete dias. Diante dos fatos, o homem, que tem 26 anos, foi...
Continuar lendo...