Adiamento do radar em Guabiruba gera debate na Câmara

Anunciado pelo prefeito Matias Kohler em entrevista ao Rádio Revista Cidade, o adiamento por tempo indeterminado da utilização do radar móvel em Guabiruba repercutiu na sessão desta terça-feira (19) da Câmara de Vereadores. Já no final da sessão, o debate entre situação e oposição se acalorou em torno do tema.

Líder da oposição, o vereador Jaime Luiz Nuss questionou a aplicação dos valores, principalmente com relação à proporção da velocidade limite, que é de 50 km/h. Citando alguns cálculos feitos por ele, o vereador afirmou que num período de um ano, três multas com velocidade acima de 50% no limite de velocidade (R$ 880,41) por dia gerariam pouco menos de R$ 1 milhão em multas.

Na tribuna, o líder de governo, Waldemiro Dalbosco questionou os cálculos de Jaime, afirmando que a oposição estaria subestimando o motorista guabirubense ao afirmar que a aplicação do radar se transformaria em uma indústria da multa. De acordo com o governista, dessa maneira todo guabirubense que se deslocasse a municípios que também utilizam a fiscalização de velocidade voltaria com várias multas.

O presidente do legislativo, Cristiano Kormann, salientou que a decisão pelo adiamento da fiscalização pelo radar móvel aconteceu devido à mudança no comportamento do motorista que circula pela cidade. Mas caso a situação volte a piorar, não está descartado o início do funcionamento do radar.

Jaime Luiz Nuss aproveitou para pedir uma revisão no limite de velocidade caso o radar possa operar no município, já que os valores da multa são aplicados pelo Código de Trânsito Brasileiro. A próxima sessão da Câmara de Guabiruba está marcada para a terça-feira (26) no horário regimental de 19h.

Dúvidas ou Sugestões

Noite desta sexta-feira está reservada para disputas do futebol suíço

A sexta-feira (21) será de futebol suíço livre nos Jogos Abertos Comunitários de Brusque. A modalidade começou na última quarta-feira (19) com cinco jogos. O destaque foi a goleada do Cedrinho por 9 a 1 sobre o Centro. Quem também começou com goleada foi o Nova Brasília, que venceu o São Pedro por 5 a 1. Já o Souza Cruz fez 3 a 1 sobre o Poço Fundo, enquanto o Águas Claras ganhou do Bateas por 2 a 0. No...
Continuar lendo...

Habilitação para receber perdas de planos econômicos deve começar em maio

Os bancos devem começar a receber, em maio, os pedidos de habilitação dos poupadores para o pagamento das perdas financeiras com planos econômicos das décadas de 80 e 90. O pagamento deve começar ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com previsão do advogado Walter Moura, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Ontem (1º) foi feita a última homologação de ministros do Supremo...
Continuar lendo...

Moro determina prisão de Lula

O juiz federal Sérgio Moro, da vara federal da justiça de Curitiba (PR), determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira (5). Moro, no entanto, deu prazo a Lula para que se apresente, voluntariamente, até às 17h desta sexta-feira (6) à Polícia Federal, também na capital paranaense. No despacho, o juiz determinou que a PF não use algemas...
Continuar lendo...